SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Pneus terão certificação de desempenho

Nova norma vai avaliar quesitos que têm impacto na emissão de CO2 e segurança

Em breve pneus fabricados no Brasil e importados deverão trazer uma etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  (Inmetro), que vai verificar outros quesitos além dos que já são exigidos. O produto será avaliado quanto à capacidade de frenagem em piso molhado, emissão de ruídos e resistência ao deslocamento. O período de consulta pública já está encerrado. A próxima etapa é a publicação oficial da nova norma.

Segundo o Inmetro, os fatores que serão foco de avaliação impactam diretamente na segurança, consumo de combustível, emissão de CO2 para a atmosfera e redução na poluição sonora. Os novos indicadores deverão constar nas etiquetas afixadas nos pneus, com notas de A a G para frenagem e resistência, além da classificação em três níveis da emissão de ruídos.

"A norma segue os padrões utilizados na Europa e seremos um dos primeiros países do mundo a adotar", afirma o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo. Depois das mudanças, os pneus terão o desempenho comparado e classificado em cada um dos itens verificados, similar ao que acontece em vários produtos da linha branca. Eles também receberão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes (nacionais e importadores) terão prazo de 18 meses para se adequarem às novas regras. O comércio terá 36 meses para vender  produtos ainda sem a certificação. Fabricantes, importadores e comerciantes que apresentarem produtos não conformes após o fim dos prazos estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

Empresa quer estimular novas ideias para destinação de pneus inservíveisSindbor presente no Encontro Anual dos Sindicatos