SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Influência das altas temperaturas no desempenho dos pneus da Stock Car

16 de Maio de 2012

As bandas de rodagem devem chegar entre 80°C e 100°C para que o carro tenha um bom desempenho e aderência na pista

As ruas de Ribeirão Preto serão palco da 4ª etapa da Stock Car 2012, marcada para este domingo (20). A cidade é conhecida como uma das mais quentes do estado de São Paulo, sendo que no verão os termômetros atingem picos de 40°C. O que poucos sabem é que as altas temperaturas influenciam diretamente no desempenho dos pneus. Pensando nisso, a Goodyear (www.goodyear.com.br), patrocinadora da categoria e fornecedora dos pneus, investiu em estudos e tecnologia para desenvolver os produtos mais adequados para a principal competição do automobilismo nacional.

De acordo com Vinícius Sá, gerente de Marketing de pneus de automóveis, a temperatura ideal dos pneus da Stock Car deve ser entre 80°C e 100°C. "Isso é recomendado no manual técnico da Goodyear que é entregue para todas as equipes. Além disso, no calor, os pilotos precisam ser ainda mais cuidadosos com a forma de guiar e os carros precisam estar com um bom acerto", explica. "A temperatura excessiva pode causar bolhas na banda de rodagem e, consequentemente, contribuir com a perda de performance e durabilidade", completa.

Vinícius conta que um fator positivo que pode ajudar a compensar as altas temperaturas em Ribeirão Preto é o fato de este ser um circuito de rua, em que os carros não conseguem atingir velocidades tão altas, como ocorre em autódromos. "Isso contribui para que os pilotos administrem melhor as temperaturas dos pneus para preservar o seu desgaste, que é fundamental para a conquista de um bom resultado".

A calibragem correta também é item decisivo para que o piloto tenha mais chances de brigar pelas primeiras posições na prova. Segundo o especialista, ela está diretamente ligada à performance, durabilidade e aquecimento. "Vale dizer também que os pneus são calibrados com ar seco, já que a umidade interfere na calibragem.", finaliza Vinícius.

Temperatura dos pneus de rua
Os pneus dos veículos de passeio, assim como os de competição, também aquecem ao serem utilizados. Mas, além da aderência, os produtos desenvolvidos para os consumidores finais precisam proporcionar também conforto e durabilidade. Dessa forma, a recomendação da Goodyear é que os pneus sejam calibrados quando estiverem frios, sempre de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, porque os valores medidos em pneus quentes serão maiores.

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Hankook tem US$ 360 mi para criar pneu sob medidaPneus da Sumitomo começam a desembarcar em Paranaguá