Rua Cândido de Abreu, 200
Curitiba/PR - 80530-902
Fone: (41) 3271-9842/ (41) 3271-9234
Fax: (41) 3018-4440
sindborpr@fiepr.org.br http://sindborpr.com.br/
Brasil demanda cerca de 35 milhões de pneus por ano, e novas tecnologias devem incrementar vendas
Montante equivale a 5%da receita total da companhia. Fabricante coreana terá produtos especiais para o Brasil, que
puxa crescimento médio de 20% ao ano na AL
Michele Loureiro
A coreana Hankook Tires vai investir US$ 360 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos neste ano. A produtora de pneus vai distribuir o aporte entre seus cinco centros de tecnologia global - localizados na Coréia do Sul, Japão, China, Estados Unidos e Alemanha - e planeja produtos especiais para o Brasil. O montante equivale a 5% do faturamento total da companhia estimado para este ano, de US$ 7,2 bilhões. A previsão de receita é 11,5% maior do que o volume de 2011.
Se conseguir cumprir a meta de crescimento, a empresa saltará da sétima para a quinta posição entre as maiores montadoras de pneus do mundo. Cerca de 900 profissionais trabalham nos centros de desenvolvimento da Hancock e criam, em média, 300 patentes a cada ano.
Mercado brasileiro
Para cumprir o cronograma de crescimento, a coreana aposta nos negócios do outro lado do mundo e está otimista com o desempenho da América Latina. Puxada pelo Brasil, a região registra uma média de 20% de crescimento ao ano.
Segundo MyungHun Ahn, vice-presidente de P&D da Hankook, o Brasil é um mercado estratégico. "As estradas brasileiras são diferenciadas e exigem um produto mais específico e resistente. Por isso, estamos em processo de desenvolvimento de pneus especiais para o país", disse. A Hankook já possui pneus para caminhões com um diâmetro diferenciado formatado exclusivamente para atender ao mercado brasileiro.
Quando fala na atratividade dos negócios no Brasil, o executivo refere-se a demanda de cerca de 35 milhões de pneus no país por ano. Atualmente a Hankook comercializa cerca de 900 mil unidades por ano no Brasil. "As novas tecnologias vão seduzir os consumidores e este número deve subir em breve", garante Ahn.
A Hankook Tire planeja vender 1,1 milhões de pneus em 2012, equivalente a 3,2% do mercado no país, com um aumento de 2,6 pontos percentuais de participação de mercado verificada no ano passado.
Além dos produtos específicos para o país, a Hankook está animada com a instalação da fábrica da conterrânea Hyundai em solo tupiniquim.
A companhia garante que negocia com a parceira coreana para fornecer pneus para os modelos fabricados no Brasil a partir do fim deste ano. Na Coreia do Sul, cerca de 70% dos carros da Hyundai usam pneus da Hankook. * A repórter viajou a convite da empresa