SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Feiras apresentam novidades ao setor

Empresários mostram preocupação com a nova lei de resíduos sólidos, que responsabiliza os fabricantes e importadores pela destinação de pneus inservíveis

Duas feiras simultâneas voltadas ao setor de pneumáticos movimentaram o mercado de 10 a 13 de abril. A Expobor 2012 e Pneushow-Recaufair 2012, realizadas em São Paulo, geraram ambiente de negócios e apresentaram novidades. Também foram realizadas palestras que trataram de sustentabilidade e aspectos legislativos.

As feiras receberam 7,6 mil profissionais dos segmentos, sendo 359 vindos de países de todos os continentes. Juntas, Expobor e Pneushow-Recaufair reuniram 191 empresas expositoras dos segmentos de artefatos de borracha (produtos acabados, automação, matérias-primas, máquinas e equipamentos) e pneus (novos e reformados, equipamentos e suprimentos para reforma, soluções, performance e segurança para transportes) numa área de 16 mil m2.

Pneus - Antes dirigida exclusivamente para o mercado de reforma - recauchutagem, recapagem e remoldagem -, em 2008 a Pneushow-Recaufair ampliou a área de atuação e passou a englobar toda a cadeia produtiva do pneu, da fabricação à reciclagem. Em razão disso, a feira reuniu fornecedores de produtos e soluções tanto para pneus novos quanto reformados. Juntos, estes dois segmentos colocam para rodar mais de 75 milhões de pneus a cada ano.

Boa parte dos produtos apresentados durante a Pneushow-Recaufair 2012 foi direcionada para a diminuição dos custos de transportadoras. Atualmente, os pneus representam a segunda maior despesa das empresas de transporte (carga e passageiro), ficando atrás apenas do combustível.

Sustentabilidade - Além dos produtos e serviços oferecidos pelos expositores, a feira abrigou o Espaço Sustentabilidade, uma área que demonstrou aos visitantes o processo de reciclagem dos pneus em vários estágios e os produtos que podem ser feitos a partir do reaproveitamento, como solados, pisos, grama sintética e cimento asfáltico. Só no ano passado, a Reciclanip (entidade criada para coletar e reciclar pneus inservíveis) coletou e destinou mais de 320 mil toneladas de pneus.

Durante os eventos foram realizadas palestras e painéis de debates. Uma dessas reuniões abordou a nova lei dos resíduos sólidos. A apresentação procurou ajudar os profissionais das indústrias de borracha e pneus a se prepararem para o novo marco regulatório que responsabiliza os fabricantes e importadores pela destinação ambientalmente adequada dos inservíveis.

Já a palestra sobre conformidade definitiva teve o objetivo de esclarecer as dúvidas de grande parte dos reformadores quanto à Portaria 444 do Inmetro, que estabelece a obrigatoriedade da certificação da atividade da reforma de pneus até novembro deste ano.

Firestone não quer mais ser só uma vendedora de pneusBetoneira acústica é desenvolvida por pesquisadores