SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Produção de pneus cai 0,6% em 2011

08 de março de 2012

A produção de pneus para veículos de carga, caminhonetes e automóveis totalizou 66,9 milhões de unidades em 2011, queda de 0,6% em relação a 2010, quando a produção foi de 67,3 milhões, informou nesta quinta-feira a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Segundo o presidente da associação, Eugênio Deliberato, o resultado foi prejudicado por questões cambiais, pela crise externa, que diminuiu as exportações e, sobretudo, pelo aumento da importação de produtos asiáticos, prejudicando a venda de produtos fabricados no Brasil.

De acordo com o estudo, na divisão entre as categorias, a produção de pneus para caminhonetes subiu 6,7%, enquanto a produção de pneus de carga e de automóveis caiu 3,7%.

Em 2011, 44,5% da produção brasileira teve como destino o mercado de reposição; 23,9% foi para exportação e 31,6% foi destinada às montadoras. No ano, as associadas da ANP exportaram 17,4 milhões de unidades, queda de 3,8% em relação a 2010, quando foram exportados 18,1 milhões de unidades.

Projeções - Para 2012, a expectativa é de que o setor cresça em linha com o estimado para o PIB, em torno de 2,5%. O Brasil possui 15 fábricas de pneus e o setor gera mais de 25 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.

Bridgestone abre fábrica na TailândiaParaná ganhará impulso como produtor de pneumático