SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Havaianas é modelo de criação nacional

06 de fevereiro de 2012

Concebida em 1962, marca de sandálias da Alpargatas é uma "patente" genuinamente brasileira mas conhecida em todo o mundo

Não é à toa que Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, pensa em comprar empresas fora do país e ampliar a produção nacional para expandir seus negócios. A Havaianas, criada em 1962, é um case de criatividade brasileira lá fora. A inspiração veio das Zoris, sandálias de dedo tradicionais japonesas de solado de madeira.

Para criar a "carinha brasileira", as Havaianas foram adaptadas para borracha, o que as levou a ser, segundo a empresa, muito mais confortáveis e adequadas ao clima brasileiro.

A cada ano, cerca de 100 modelos de Havaianas chegam às prateleiras do mundo, entre os quais alguns recém-criados e outros tradicionais.

Fora do país e por coincidência, o modelo mais vendido é o batizado de Brasil, contendo a bandeira brasileira na tira. "Talvez por caracterizar um produto 100% brasileiro, ele represente bem este ícone no qual as Havaianas se tornaram", diz Rui Porto, consultor de comunicação e mídia da Alpargatas.

A criatividade não se limita apenas ao design das sandálias fabricadas pela empresa do grupo Camargo Corrêa. Dados da Abicalçados-Associação Brasileira da Indústria de Calçados- mostram que o consumo per capita é de três pares de calçados por ano. Em locais mais desenvolvidos este número chega a sete pares per capita ao ano.

No último relatório divulgado pela Alpargatas, referente ao período de janeiro a setembro de 2011, a comercialização de sandálias e de produtos de extensão da marca totalizou 142,7 milhões de unidades. A marca detém participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, e imprime presença em cerca de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de vendas.

---------

Fora do país, o modelo mais vendido é o batizado de Brasil, e tem a bandeira brasileira na tira, por se caracterizar um produto 100% brasileiro

--------

DEIXE SEU COMENT�RIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
    2. S�o um espa�o para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de ideias.
    Michelin quer vender mais pneus para carrosMitigando os males da economia do petróleo