SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Havaianas é modelo de criação nacional

06 de fevereiro de 2012

Concebida em 1962, marca de sandálias da Alpargatas é uma "patente" genuinamente brasileira mas conhecida em todo o mundo

Não é à toa que Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, pensa em comprar empresas fora do país e ampliar a produção nacional para expandir seus negócios. A Havaianas, criada em 1962, é um case de criatividade brasileira lá fora. A inspiração veio das Zoris, sandálias de dedo tradicionais japonesas de solado de madeira.

Para criar a "carinha brasileira", as Havaianas foram adaptadas para borracha, o que as levou a ser, segundo a empresa, muito mais confortáveis e adequadas ao clima brasileiro.

A cada ano, cerca de 100 modelos de Havaianas chegam às prateleiras do mundo, entre os quais alguns recém-criados e outros tradicionais.

Fora do país e por coincidência, o modelo mais vendido é o batizado de Brasil, contendo a bandeira brasileira na tira. "Talvez por caracterizar um produto 100% brasileiro, ele represente bem este ícone no qual as Havaianas se tornaram", diz Rui Porto, consultor de comunicação e mídia da Alpargatas.

A criatividade não se limita apenas ao design das sandálias fabricadas pela empresa do grupo Camargo Corrêa. Dados da Abicalçados-Associação Brasileira da Indústria de Calçados- mostram que o consumo per capita é de três pares de calçados por ano. Em locais mais desenvolvidos este número chega a sete pares per capita ao ano.

No último relatório divulgado pela Alpargatas, referente ao período de janeiro a setembro de 2011, a comercialização de sandálias e de produtos de extensão da marca totalizou 142,7 milhões de unidades. A marca detém participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, e imprime presença em cerca de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de vendas.

---------

Fora do país, o modelo mais vendido é o batizado de Brasil, e tem a bandeira brasileira na tira, por se caracterizar um produto 100% brasileiro

--------

Michelin quer vender mais pneus para carrosMitigando os males da economia do petróleo