SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Reciclanip fez coleta de 320 mil toneladas de pneus inservíveis em 2011

Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes nacionais, a entidade já coletou e destinou cerca de 1,86 milhão de toneladas de pneus inservíveis

A Reciclanip, entidade da indústria nacional de pneumáticos que cuida exclusivamente da coleta e destinação de pneus inservíveis, apresentou seu balanço de atividades em 2011. No ano passado, a entidade coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 320 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.

Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 1,86 milhão de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 373 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram US$ 159,8 milhões no programa até dezembro de 2011.

"A previsão é de US$ 41 milhões de investimentos para 2012, mesmo valor do ano passado. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos de destinações. Temos, hoje, 726 pontos de coleta e uma média de 60 caminhões transitando diariamente todos os dias do ano. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes", explica Eugênio Deliberato, presidente da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) e da Reciclanip.

O responsável pelo ponto de coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa o recolhimento com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis, é só consultar a lista com todos os pontos de coleta no site www.reciclanip.com.br.

Destinação - No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.

Grande parte dos pneus coletados vai para combustível alternativo usado nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima desse material nas cimenteiras é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais.

Programado para morrerSumitomo lança pedra fundamental em Fazenda Rio Grande