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Toyota e Fiat apresentam modelos com materiais alternativos e recicláveis
Além de buscar novas fontes de combustível, as principais montadoras tratam de avaliar o impacto do produto desde a extração das matérias-primas até o processo produtivo, o uso ou o descarte. Todas as peças de revestimento do Corolla da Toyota, por exemplo, são fabricadas em resina reciclável. O mesmo ocorre com os airbags e os isolantes acústicos. O Prius, primeiro híbrido elétrico da companhia possui peças modeladas por injeção de origem vegetal nas molduras das portas e na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos.
Da mesma forma, as peças de revestimento do Uno Ecology, carro conceito da Fiat fabricado em Betim (MG), utiliza o bagaço de cana da produção do etanol em peças plásticas, bancos em fibra de coco e látex e revestimento dos bancos e tapetes com tecidos a partir de PET reciclado.
Segundo Windson Paz, diretor de Qualidade e Sustentabilidade da Fiat, "os veículos que fabricamos são concebidos já pensando em sua desmontagem ao final da vida, buscando-se a reutilização, reciclagem e recuperação energética dos seus componentes".
Na prática, acrescenta, "todas as peças confeccionadas em plástico ou borracha com peso maior do que 50 gramas são identificadas com a marca de reciclagem, que indica sua composição e permite a separação dos diferentes materiais".