SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Pneus ficarão mais caros a partir de dezembro

Com o reajuste, setor de recapagem terá mais procura, mesmo com a alta no valor dos componentes do produto

O pneu de carga e de passeio no Brasil sofrerá reajuste médio de 5,5% até o final do ano, segundo a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos (Abidipa). O motivo é o reajuste do ICMS sobre o pneu nacional e importado. Com o produto novo mais caro, há tendência no aumento da recapagem do pneu, principalmente pelos motoristas de veículos pesados.

O aumento no imposto foi uma decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Nas contas da Abidipa, o imposto é calculado sob uma "margem fictícia". A margem era de 42% e agora será de 52%. Os pneus de carga terão o percentual de retenção alterado de 32% para cerca de 40%.

A alteração do convênio de ICMS 85/93 sobre substituição tributária vale nas operações com pneumáticos, câmaras de ar e protetores. O ICMS é recolhido por antecipação, ou seja, os fabricantes e importadores retêm o imposto e repassam automaticamente para os cofres públicos.

"O lado positivo desta alteração no ICMS será o aumento na procura por recapagem, já que o valor do pneu novo vai ficar mais alto, mesmo que esta alteração no imposto também incida nos componentes do pneu", avalia Marcelo Ivanildo Alves, economista do setor de Coordenação de Desenvolvimento da Fiep.

Goodyear ganha tração após reformar-seToma posse a nova diretoria do Sindbor