SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Estudo para o setor da Borracha

Atividade representa economia de R$ 5,6 bilhões ao ano para setor de transportes, além de reduzir em 33% emissão de dióxido de carbono no meio ambiente

Com respeito ao segmento de reforma de pneus, seguem algumas considerações importantes acerca da atividade desempenhada pelo setor e sua importância e necessidade para a economia e o meio ambiente.

O Brasil apresenta o segundo mercado mundial de reforma de pneus, atrás apenas dos Estados Unidos. No país norte-americano, a reforma não só atende à população e às empresas de transporte, mas toda a frota do exército, além dos carros oficiais e dos veículos do sistema de transporte público.

Há mais de 60 anos, o processo de reforma é praticado no Brasil com o nível técnico de padrão internacional. A tecnologia é proveniente dos EUA e dos países da Europa, o que proporciona altos índices de qualidade.

Atualmente, existem no Brasil cerca de 1.600 reformadoras de pneus e aproximadamente 30 fábricas de borrachas para reforma de pneus. As atividades do setor geram mais de 50.000 empregos diretos, e se for consideradas as demais empresas provenientes desse segmento, tais como revendedores, borracharias e fornecedores, esse número chega a quase 160.000 postos de trabalho.

O setor de transporte apresenta números importantes sobre a reforma de pneus, pois o pneu é o 2º ou o 3º maior custo do transporte rodoviário. O pneu reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao novo. No entanto, seu valor é 75% mais econômico para o consumidor e apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte.

Assim, se dois terços dos pneus de carga em uso são reformados, demonstra-se extremamente significativa a economia gerada por esse fator:

* Reposição no mercado de mais de 7,6 milhões de pneus da linha caminhão/ônibus;

* Economia ao setor de transportes em torno de R$ 5,6 bilhões ao ano;

* Economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado na linha caminhão/ônibus, e de 17 litros para a linha automóvel, economizando no total 500 milhões de litros/ano;

* Maior geração de empregos (onde se ocupa 1 funcionário na fabricação de um pneu novo, se ocupam 7 na atividade de reforma de pneus).

Os números não só confirmam a vantagem econômica ao utilizar um pneu reformado, mas também a sua relevância no aspecto ecológico. Esses dados demonstram um prolongamento da vida útil do pneu, material que, se descartado incorretamente, é nocivo ao meio ambiente.

Nesse sentido, vale ressaltar que a borracha que compõe um pneu é de difícil decomposição e causa danos ao meio ambiente. Com a reforma, é evitado o descarte de pneus usados no meio ambiente. Reformar pneus é uma opção econômica, segura e ecologicamente correta. Reformar pneus é uma maneira de reconstruir pneus usados, melhorando suas características, aprimorando seu uso, restaurando partes danificadas e corrigindo possíveis imperfeições adquiridas durante o uso.

Vale ressaltar também que essa prática não é poluidora. E seus resíduos sólidos são reciclados, gerando outras atividades e produtos, como apresentado no quadro 1, abaixo.

As carcaças inservíveis - aquelas que não podem ser mais reformadas pelas condições que se encontram após sua retirada de uso - têm uma destinação própria junto a outros resíduos provenientes da atividade de reforma de pneus, tais como raspas de borracha, pó de borracha e lascas de pneus obtidos na raspagem.

O quadro abaixo mostra como se procede a destinação final ambientalmente correta e o consequente reaproveitamento dos resíduos que poderiam estar poluindo o meio ambiente. Vale citar que a reutilização dos materiais desenvolve uma cadeia econômica que alimenta outras indústrias.

clique para ampliar clique para
               ampliarQuadro 1: Esquema da destinação das carcaças inservíveis (Foto: Divulgação)

Fonte: AMIRP, 2009

Aqui cabe uma informação de extrema relevância, onde vale pontuar que o Brasil não importa mais pneus usados para reforma, excluindo essa prática, sanando por completo um dos pontos mais sensíveis e polêmicos da atividade de reforma de pneus.

Um estudo feito pelo Centro de Remanufatura e Reuso, divulgado no informativo Tire Retread & Repair Information Bureau (TRIB), mostrou que a reforma de pneus produz 30% menos gás carbônico (CO²) que a fabricação de pneus novos sendo, portanto, mais "verde".

Na fabricação de um pneu comercial leve aro 17,5 são emitidos 86,9 kg de CO² contra 60,5 kg na reforma. A energia necessária para fabricar o mesmo pneu novo produz 31 kg de CO², enquanto na reforma a energia empregada gera 22 kg de CO², o que significa uma redução de 29% para se reformar um pneu de mesma medida.

Em geral, a pesquisa do instituto demonstrou que pneus reformados são benéficos ao meio ambiente, pois com a reforma de pneus de veículos comerciais ligeiros reduz a emissão de dióxido de carbono em 26,4 kg (58.2 libras) e a necessidade de materiais em 17,6 kg (38.8 libras), ou seja, a redução em percentual chega a 33% a menos em poluição para o meio ambiente relativo ao CO².

clique para ampliar clique para ampliarGráfico 1: Reforma de pneus no Brasil por ano (Foto: Divulgação)

Fonte: ABR, 2008

A partir dessas informações, segue abaixo uma tabela comparativa, que analisa a economia de recursos naturais proporcionada pela reforma de pneu e o quanto se evita em emissões de CO² na atmosfera.

De acordo com um estudo feito pela ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), estima-se que a reforma de pneus no Brasil chegue a 19,9 milhões pneus reformados por ano.

Tomando como base os percentua

Empresários podem incluir sugestões sobre políticas de trabalho decenteEconomista da Fiep atesta benefícios das empresas reformadoras de pneus