SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Pirelli lança novos pneus para caminhões fora de estrada e carregadeiras

18 de agosto de 2011

Pirelli lança novos pneus para caminhões fora de estrada e carregadeiras. Pirelli apresentou suas novidades para o segmento OTR durante a M&T Peças e Serviços

A Pirelli apresentou suas novidades para o segmento OTR (Off The Road) durante a M&T Feira Latino-Americana de Peças e Serviços para Equipamentos para Construção e Mineração, realizada entre os dias 10 e 13 deste mês em São Paulo. A empresa lançou duas linhas de pneus (TQ:01 e PN16) e novas medidas da gama RM100, ambas para carregadeiras e caminhões fora de estrada.

TQ:01 - Um dos lançamentos da Pirelli na M&T é o TQ:01, nova linha para veículos pesados de uso exclusivo fora de estrada. Destinado ao transporte em terrenos altamente irregulares, como os encontrados em mineradoras, grandes obras de construção civil e pedreiras, o pneu chega na medida 12.00R24.

Entre os diferenciais dessa nova linha, a fabricante destaca os reforços estruturais que tornam o pneu mais robusto; o desenho exclusivo e a maior área de contato com o solo, que melhoraram impactos; a capacidade de carga até 4.500 kg; além do composto com alta resistência a lacerações e impactos. A Pirelli percebeu que neste segmento as empresas perdem os pneus antes do fim da sua vida útil, pois os veículos são utilizados em condições bastante severas e trafegam com cargas elevadas em terrenos agressivos. Por isso desenvolvemos o TQ:01 com reforços que o tornam mais resistente e preservam a carcaça para futuras reconstruções, proporcionando mais ganhos para os usuários , detalha Flávio Bettiol Junior, diretor da Unidade de Negócios Caminhão e Agro.

De acordo com a empresa, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento consumiu dois anos e foi totalmente realizado no Brasil, porém com foco também no mercado latino-americano, cujos testes revelaram a superioridade do novo pneu em relação à capacidade de tração tanto em aclives quanto em declives, e em piso molhado. O TQ:01 é produzido na fábrica do Egito, o que, segundo a Pirelli, proporcionará custo melhor para os clientes.

PN16 - Outro lançamento da Pirelli é o PN16, projetado para minicarregadeiras. Inicialmente, esta nova linha chega em duas medidas disponíveis tanto para o mercado de reposição quanto ao segmento de Equipamento Original: 12-16.5 10PR e 10-16.5 10PR.

A fabricante destaca como diferenciais dessa nova gama o design bidirecional da banda de rodagem, que promete ótima capacidade de tração em ambos os sentidos, auxiliando nas manobras, mantendo a capacidade de tração inclusive em marcha à ré; a camada de borracha reforçada com 11mm de espessura entre o fundo dos sulcos e a carcaça, além de flancos mais robustos, aumentando a resistência contra impactos e cortes laterais; bem como o formato arredondado dos ombros, que proporciona mais resistência ao arraste lateral; e o talão, que apresenta geometria dimensionada para o melhor acoplamento do pneu ao aro, também reforçado para suportar esforços laterais, por meio de um friso maior e mais espesso. Segundo a Pirelli, o PN16 representa uma evolução dos pneus para este tipo de veículo. A equipe de engenharia da Pirelli foi a campo inicialmente para ouvir as opiniões dos usuários desse segmento e projetou um produto realmente inovador. Após dois anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, estamos lançando no mercado uma excelente solução para esta aplicação , destaca Flávio Bettiol Junior.

RM100 - A Pirelli também lançou na M&T mais duas medidas da linha RM100, que equipa pás carregadeiras e caminhões fora de estrada. São elas: 14.00R24 e 14.00R25, que se somam as atuais 20.5R25 e 23.5R25, que possuem especificações de carga e velocidade para as aplicações Loader (carregadores) e Earthmoving (movimentação de terra).

De acordo com a fabricante, essas novas medidas do RM100 visam equipar uma diversidade maior de veículos fora de estrada, tanto para transporte de cargas quanto para movimentação de terra. A linha de pneus RM100 oferece uma excelente relação custo/benefício por hora trabalhada, e agora passa a contar com uma gama de medidas maior, que vai atender melhor os diversos tipos de aplicação para as quais se destina. Ou seja, os pneus destinados a veículos de movimentação de terra têm composto específico para velocidades até 50 km/h, que mantém a integridade do pneu. Já as medidas para carregadores utilizam compostos mais resistentes , explica o diretor.

Goodyear roda macioRiqueza da borracha tem lugar importante da história da Amazônia