SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Senai/PR vai oferecer o primeiro curso de reformador de pneus

Quase 60% dos empregados do setor de fabricação e reparação de pneus possui o ensino médio

Ainda este ano, os profissionais de reparação de pneus no Paraná terão oportunidade de participar do primeiro curso de reformador elaborado pelo Senai no País. A iniciativa atende a uma demanda do Sindbor por qualificação profissional. Outra oportunidade neste sentido é participar da troca de informações com o Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo) do Rio Grande do Sul, que promove cursos voltados à indústria de borracha. O Sistema Fiep está promovendo a integração com a entidade gaúcha.

clique para ampliar clique para ampliarGrau de instrução dos trabalhadores do setor de borracha no Paraná em 2010 (Fonte: Coordenação de Desenvolvimento)

O Senai/PR, em parceria com Sindibor e Associação dos Recauchutadores de Pneus do Estado do Paraná, será o primeiro a implementar o curso de reformador de pneus, até hoje promovido somente por empresas. "A apostila está em fase de revisão e, neste segundo semestre, daremos início ao curso", afirma Mohr. O programa todo terá 160 horas, 60 delas reservadas ao ensino teórico e o restante ao prático.

Haverá conteúdo ministrado à distância e de forma presencial. "Assim, quando os participantes iniciarem a parte presencial, que será quase toda prática, estarão com o mesmo nível", argumenta. As aulas práticas serão realizadas em uma ou mais empresas que irão disponibilizar o espaço. O primeiro curso será reservado para trabalhadores de Curitiba; em seguida, as cidades atendidas serão Ponta Grossa, Londrina e Pato Branco. Mas, assim que o programa for evoluindo, serão promovidos cursos em mais municípios.

A grade de assuntos atende aos mais importantes requisitos que um bom profissional na área de reparação de pneus deve possuir: conhecimento básico de pneu, conhecimentos básicos de veículos, fatores que afetam o desgaste dos pneus, tipos e etapas do processo de reforma de pneus, análise de pneus fora de serviço, técnicas corretas para montagem e desmontagem e consertos de pneus, manutenção básica de equipamentos, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), organização e limpeza (5 "S") e sistema de qualidade (certificação Inmetro).

Centro de excelência - Com o objetivo de reforçar ainda mais a qualificação profissional e formar mão de obra para atuar no segmento de produção de pneus, a Fiep pretende trazer profissionais do Cetepo para ministrar cursos, palestras e workshops no Paraná. "Com a instalação da planta da fabricante de pneus Sumitomo em Fazenda Rio Grande, a demanda por profissionais na área de fabricação será grande", lembra Mohr.

O Cetepo está localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e é especializado na tecnologia da borracha, plástico, adesivos e espumas. Possui infraestrutura e profissionais especializados para atender à indústria de elastômeros. O Centro confere suporte técnico e possui serviços de assessoria, pesquisa aplicada, cursos, informação e ensaios.

Informações - Empresas interessadas em conhecer mais sobre o trabalho do Cetepo e participar do intercâmbio de informações podem entrar em contato com a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Fiep, pelo número 3271-9368, com João Arthur Mohr.

Aumentam vendas de motocicletasSindbor fecha acordo de Convenção Coletiva