SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Relatório aponta crescimento no consumo de borracha sintética

Países do leste e do centro da Europa, Ásia oriental e América Latina serão os maiores consumidores de borracha artificial

O tipo de borracha de cloropreno, utilizada na produção de pneumáticos especiais, vai crescer, segundo relatório da Global Industry Analysts, empresa de estratégia empresarial e inteligência de recursos. A produção mundial desta borracha sintética será de 445,3 mil toneladas em 2017, impulsionados pelo aumento das indústrias de produtos de borracha, adesivos e da automobilística.

Mercados em expansão, tais como Ásia oriental e América Latina, têm grande preferência pelo produto principalmente na confecção de roupas de mergulho e de ginástica, revestimentos de cabos, pneumáticos especiais, indústria calçadista, entre outros. A indústria automotiva é o grande filão. Esta borracha é altamente utilizada em mangueiras automotivas e em cintas aplicadas em componentes do motor do carro e fios elétricos. China, Japão e Estados Unidos lideram o consumo mundial desta borracha.

Emergentes - Na China está o epicentro deste crescimento, devido ao robusto aumento doméstico da manufatura de bens industriais e fabricação de motores automotivos. Países do leste e do centro da Europa, Ásia oriental e América Latina emergiram como os maiores consumidores de borracha sintética. Crescimento estável da economia, aumento na produção de veículos e crescimento no número de fábricas de pneus na Ásia e América Latina foram os responsáveis por este aumento no consumo.

Atualmente, o mercado enfrenta intensa competição entre a borracha natural e as sintéticas. A borracha de cloropreno é o material mais proeminente entre os demais. O produto é extremamente versátil e pode ser tratado com peróxidos orgânicos. Entre as características mais marcantes deste tipo de borracha estão a grande elasticidade, resistência a solventes, calor, ozônio, ação do tempo e transpiração fazem dela uma das borrachas mais requisitadas entre as borrachas sintéticas.

Consumo - Os produtos sintético e natural sofrem com grande a flutuação nos preços, e é normal que um dos dois sempre esteja mais caro que o outro em algumas localidades durante algum tempo. Estas variações são causadas quando muitos compradores importantes substituem uma borracha pela outra dependendo da relação de preço entre elas.

Uma questão chave no mercado é a ascensão dos Elastômeros Termoplásticos (TPEs) que têm superado a borracha convencional em grande escala. O crescimento do consumo é promovido principalmente pelo baixo custo de produção e novos usos. A expectativa é que haja crescimento de demanda por TPEs nos mercados consumidor final por conta da alta nos preços dos elastômeros convencionais. O consumo de produtos de borracha industrial tende a crescer em diversos setores como: construção civil, aérea, mineração e florestal, reparação, eletrodomésticos, computação e materiais de escritório.

A Ásia oriental, reforçada pelo surgimento da demanda na China, aparece como o maior mercado individual e está na frente nas pesquisas em borracha de cloropreno. Europa e América do Norte seguem logo atrás como os maiores mercados do produto no mundo. A região da Ásia oriental também possui o crescimento do mercado anual mais rápido do planeta, com taxa superior a 3% até 2017.

O mercado de consumidor final de adesivos é responsável pela maior fatia da demanda total de borracha de cloropreno. Apesar do crescimento imediato em potencial do setor a maior taxa de crescimento anual deste segmento está projetada para acontecer depois do período de 2009 a 2017.

O relatório produzido pela Global Industry Analysts contou com informações fornecidas pelas maiores empresas internacionais do setor: Asahi Kasei Chemicals Corporation, Denka Group, Dow Chemical Company, DuPont Performance Elastomers, Lanxess AG, Showa Denko K.K., Tosoh Corporation, Chongqing Longevity Chemical Co., Ltd., Nairit Plant CJSC, China Bluestar New Chemical Materials Co., Ltd., Shanxi Synthetic Rubber Group Co., Ltd, and Zenith Industrial Rubber Products Pvt. Ltd.

Mercado aquecido e Copa impulsionam pneumáticosAumentam vendas de motocicletas