SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Mercado aquecido e Copa impulsionam pneumáticos

Setor de pneus novos investirá US$ 1,5 bilhão até 2014 e mostra otimismo com a economia

As vendas de veículos novos continuam em alta e o Governo oficializou redução de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras até julho de 2016. Somado a isto, a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil também impulsiona investimentos no setor de pneumáticos no País. A expectativa é de investimentos em novos produtos, com reflexos positivos nos segmento de reparação.

O comércio de carros novos na primeira quinzena de julho cresceu 1,62% na comparação com a primeira quinzena de junho e 13,82% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que reúne as concessionárias.

O crescimento do setor de veículos automotores é comemorado por fabricantes, revendedores e reformadores de pneus. O presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), Eugênio Deliberato, afirma que o setor está preparado para acompanhar a boa fase da indústria automotiva. "O segmento investiu muito e vem investindo no País. Nós temos dois ou três anos de sobra na nossa produção. Mas, por enquanto, isso significa recuperação, e ainda não um crescimento. No ano passado, tivemos 25% de crescimento e vendemos 21%. Isso quer dizer que temos 4% em estoque. Considerando esses números, o setor de automóveis é que precisa nos acompanhar", ressaltou.

O setor de reforma também comemora o bom momento da indústria de veículos automotores. A entrada de veículos no mercado é muito boa para as empresas de recauchutagem, pois é a nossa matéria-prima entrando em circulação. Sendo bem usada e retirada no momento certo para reforma, irá alimentar a produção das empresas que realizam esse serviço.

Copa do Mundo 2014 - Não é apenas a explosão do setor de veículos automotivos que reacende a esperança de dias melhores para os fabricantes de pneus e as empresas de revenda e de reforma. Um evento a ser realizado no País tem tudo para render boas conquistas para diversos segmentos nacionais: a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o Portal 2014 - canal oficial que reúne todas as informações sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil -, os investimentos para realização dessa competição esportiva devem somar R$ 20 bilhões. Além das obras para adequação dos estádios das 12 cidades-sede, serão realizados investimentos pesados para otimizar diversos serviços essenciais, entre eles o transporte e a rede hoteleira do País.

Todo esse investimento anima o setor de pneumáticos. Deliberato comentou o aporte que deverá ser feito pela indústria de pneus novos até o ano da Copa do Mundo. "O setor de pneus novos investirá US$ 1,5 bilhão até 2014. E não podemos deixar de mencionar que entre 2008 e 2011 também já foram investidos US$ 2,5 bilhões. Por isso, a expectativa é de crescimento forte. Nós estamos preparados para crescer e esperando que isso aconteça", garantiu.

Além da indústria de pneus novos, as revendedoras e reformadoras, inclusive as de menor porte, também devem ser beneficiadas pela realização do Mundial. Vários segmentos serão afetados, como a indústria hoteleira, alimentícia, têxtil, construção civil, tecnologia e várias outras. Todas essas áreas utilizam veículos, que possuem pneus e que reformam esse componente. Em todos os países que já realizaram esse evento houve crescimento.

Continental investe em pneus feitos de látex de florRelatório aponta crescimento no consumo de borracha sintética