SINDBOR PR

Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha do Estado do Paraná

Continental investe em pneus feitos de látex de flor

11 de julho de 2011

Universidade alemã descobriu nova propriedade para a dente-de-leão. Substância extraída é semelhante à seiva da seringueira, diz fabricante

Pneu ecológico deixa de ser somente aqueles que ajudam a reduzir o consumo de combustível do carro. Agora, a indústria de pneumáticos investe em matérias-primas alternativas à borracha. De acordo com a fabricante Continental, cientistas da Universidade de Müster, na Alemanha, desenvolvem um látex proveniente da flor dente-de-leão, que já começa a ser testada nos pneus da marca.

Segundo a pesquisa, o látex da planta medicinal tem a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira. Com a descoberta, a Continental passou a integrar o consórcio de institutos de pesquisas e parceiros industriais para dar continuidade ao desenvolvimento do novo produto e conseguir escala industrial.

Entre as vantagens da flor dente-de-leão está o cultivo sustentável. Isso porque a seiva da seringueira, extraída principalmente no sudeste da Ásia, tem uma procura maior do que a sua oferta, o que reflete nos custos de produção. Além disso, a seringueira está ameaçada pela contaminação de fungos. A borracha natural é uma opção à utilização de uma fonte não-renovável, como o petróleo, empregado na fabricação da borracha sintética.

Para tornar possível a exploração industrial de borracha natural do dente-de-leão, os bioquímicos da universidade descobriram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente para ser extraída da planta.

Segundo o parecer dos pesquisadores, futuramente cerca de 1/10 da demanda alemã de borracha poderia ser suprida pelo dente-de-leão, que tem período de crescimento de apenas um ano, da semeação até a colheita, contra os cinco a sete exigidos para o cultivo da borracha tradicional.

Indústria paranaense inverte tendência de desaceleração em maioMercado aquecido e Copa impulsionam pneumáticos