SINDAP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

Referência nacional em panificação e confeitaria ministra palestra em Cascavel

Marcio Rodrigues afirma que gestão das empresas do setor é desafiadora

clique para ampliarclique para ampliarMarcio deu dicas sobre como vencer a crise (Foto: Pedro de Brito Sarolli)

Com o tema “Enfrentando a crise: como sua empresa pode ser mais produtiva e rentável”, o ITPC (Instituto Técnico de Panificação e Confeitaria) promoveu no dia 21 de junho em Cascavel, com apoio do Sindap, uma palestra com o presidente da instituição e referência nacional do setor, Marcio Rodrigues. O evento ocorreu no auditório do Sesi/Senai e contou com a presença de associados de todo o Oeste.

Rodrigues também é vice-presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria Panificação e Confeitaria). O ITPC trabalha no desenvolvimento de projetos e ações de apoio ao setor, presta consultorias e auxilia na gestão e comercialização das empresas do ramo. Sem fins lucrativos, o Instituto atende em média mil pessoas por ano.

O palestrante começou apresentando dados do setor. Em 2015, o faturamento da panificação e confeitaria do Brasil foi de R$ 82,7 bilhões. Apesar de um crescimento de 2,7% em relação à 2015, foi muito inferior à média histórica de crescimento, que é de 8% ao ano. “Tudo isso foi influenciado pela crise que vivemos no Brasil. Este ano, tirando a inflação, há uma retração do setor. No entanto, já há sinais de melhora e no segundo semestre esperamos chegar pelo menos no patamar de 2015”, disse.

Para escapar da crise, Marcio explica que há alternativa. Com as frequentes pesquisas do instituto, ele afirma que muitas empresas continuam bem e não sentiram os impactos. “Entre as alternativas está a primazia pela qualidade dos produtos, como o pão francês, que é estratégico, um atrativo para a padaria. Além disso, é possível elaborar todo um leque de produtos novos, como os naturais, mais saudáveis. No entanto, é preciso saber precificá-los e também fazê-los”, comentou.

clique para ampliarclique para ampliarAssociados da região marcaram presença (Foto: Pedro Sarolli)

A gestão da indústria da panificação e confeitaria é muito complexa, segundo Marcio. Ela merece atenção especial dos empresários, que na maioria mantém empresas familiares que são indústrias e varejo, entre outras atribuições. “É desafiador, mas é possível vencer a crise”, salientou.

Sumidade

Para o presidente do Sindap, Gilberto Bordin, contar com a presença de Marcio Rodrigues em Cascavel é algo grandioso. “Ele é a pessoa que mais sabe sobre o setor no Brasil. Ele faz e fez consultorias, treinamentos no mundo todo e conhece a realidade de todo o Brasil”, disse, animado.

No Oeste, segundo Bordin, os empresários escaparam da crise econômica devido à pujança do agronegócio. “No entanto, precisamos estar atentos e melhorar sempre. Ter o Marcio aqui é um privilégio e nós temos muitas perguntas para ele sobre a crise”, finalizou Bordin.

Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julhoAnálise de trigo possui nova normativa