SINDAP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

ABIP divulga plano com as tendências do setor para os próximos 10 anos

De acordo com o documento, são quatro os principais modelos de padarias que devem agradar os brasileiros

A ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria) vinha desenvolvendo, desde o ano passado, o Plano Estratégico do setor para os próximos 10 anos. A primeira etapa do processo foi concluída e divulgada pela associação. No plano, estão descritas as principais tendências do setor para os próximos anos, conclusão de um longo trabalho de pesquisas e observação do cenário do segmento em outros países.

A Europain, feira de panificação e confeitaria realizada em Paris, na França, no início deste ano, foi uma das principais referências utilizadas para a elaboração do documento. Muito do que foi exposto no evento deve ganhar espaço entre os brasileiros e os industriais precisam estar atentos para se adaptar e agradar o consumidor.

De acordo com o plano da ABIP, o mercado terá quatro principais modelos de padarias:

1) Padarias gourmet: são aquelas com mais de 300 metros quadrados de loja ou casas completas. Além dos pães e produtos panificados, essas padarias também oferecem produtos de conveniência, cafeteria, horti-fruti e vinhos. Café da manhã, almoço, pizzas e caldos também são encontrados.

2) Padarias com espaço entre 100 e 300 m² de loja: apesar do amplo mix de pães, são espaços que oferecem produtos de conveniência em menores quantidades. Food-service, comida a quilo ou prato do dia também são opções.

3) Lojas com menos de 100 m²: este é um novo modelo, ainda não encontrado no Brasil. São padarias pequenas que não têm produção própria de pães. Todo o estoque de produtos vem de fábricas de congelados. A tendência pode ser de lugares ainda menores com 40 ou 50 m².

4) Boulangeries ou Boutiques do Pão: são pequenos negócios especializados na produção de pães com fermentação natural, voltado para um público diferente e bem específico.

Essa última opção foi uma das tendências apontadas pelo empresário Gilberto Bordin, associado do Sindap, que participou da Europain e conheceu diversos estabelecimentos na França. De acordo com ele, as boutiques já podem ser vistas em algumas capitais do Brasil e não deve demorar para que o número dessas pequenas lojas aumente.

Empresários que querem estar sempre bem informados sobre o setor, desejam melhorar seus produtos e serviços e qualificar profissionais podem entrar em contato com o Sindap. Toda a diretoria está à disposição para apresentar os projetos e benefícios oferecidos aos associados. Interessados podem entrar em contato através do telefone (45) 3222-5786 ou pelo e-mail sindap-sindap@hotmail.com.

Indústrias devem fazer o laudo técnico após um acidente de trabalhoInteressados podem participar de Feira Internacional da Panificação através do Sindap