SINDAP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

Empresários da panificação têm dia dedicado ao setor na Semana Tecnológica

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 21 a 25 de outubro, em Cascavel, os empresários do setor da panificação e confeitaria tiveram uma programação bem especial. Quem participou teve a oportunidade de aprender novas técnicas e discutir assuntos que fazem parte da rotina

Um dia inteiro foi dedicado ao ramo alimentício. Quem participou teve a oportunidade de aprender novas técnicas e discutir assuntos pertinentes que fazem parte do cotidiano de quem trabalha na área.
E aqueles que não trabalham com este segmento saíram das palestras muito bem informados. “Tinham muitas pessoas que ainda não são ligadas ao setor e estavam procurando informações e também algumas padarias que não são associadas ao sindicato estavam presentes. Isso contribui para levar mais informações e conhecimento para essas pessoas de como funciona o setor”, explica Luiz Kleinibing, presidente do Sindap (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria).
Um dos principais temas discutidos durante este dia foi o desperdício de ingredientes. Grande parte do que é descartado durante a fabricação de um produto pode ser reutilizado, mas poucos sabem como fazer isso de forma adequada e acabam desperdiçando muitos ingredientes, o que aumenta o custo de produção.
Há também aqueles produtos que são feitos em maiores quantidades e não são consumidos totalmente. Eles acabam ficando nas prateleiras e a alternativa é descartá-los. Outro procedimento que gera custos mais altos aos empresários.
Pequenas mudanças na maneira de preparar os alimentos podem ajudar a melhorar a produtividade e reduzir gastos. A palestrante Juliana Sales destacou que não há a possibilidade de trabalhar sem descartes, levando em conta que estamos falando de alimentos. Porém, é necessário trabalhar com uma meta de 12% de descarte, para não exagerar naquilo que vai para o lixo. Se o que não é utilizado passar dessa porcentagem, aí sim é considerado prejuízo para a indústria.

Sindap completa 15 anos de atividadesSemana Tecnológica reúne grande público em Cascavel