SINDAP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

Conheça um pouco da história de um dos alimentos mais antigos

Pesquisas indicam que ele surgiu juntamente com o cultivo do trigo

clique para ampliar>clique para ampliarPães: alimento queridinho de muitas famílias (Foto: Internet)
Pão fresquinho acompanhado de uma xícara de café recém-preparado. O dia de grande parte dos brasileiros começa assim, com um bom café da manhã que não dispensa o alimento feito a base de farinha de trigo.
Com uma grande variação de sabores, o pão tem conquistado muitos adoradores. Há aqueles que não passam um dia sem consumi-lo. “Lá em casa são quatro pessoas, todas gostam muito de pão. Nós começamos o dia com um pãozinho quentinho na mesa. Não dá pra substituir, nós já estamos acostumados”, conta Luciene Alves, secretária apaixonada pelo alimento.
Fatiado, sem casca, de forma, centeio, integral ou com grãos. São apenas algumas das opções que podem ser encontradas, mas boa parte das pessoas ainda prefere o tradicional Pão Francês. “Olha, eu deveria comer outros pães, deveria escolher sempre aqueles que são um pouco mais saudáveis, mas não tem como, não consigo trocar o Pão Francês por nenhum outro”, diz dona Clarisse Flores, que duas vezes ao dia vai à padaria garantir pães recém-tirados do forno.
Um alimento apreciado e bastante antigo. Pesquisas indicam que o pão surgiu juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia. De acordo com os pesquisadores, a fermentação, que é parte essencial da receita, foi descoberta mais tarde no Egito, há cerca de 6.000 anos, e passou a ser usada para deixar o produto macio.
A partir daí, outros países e culturas passaram a produzir e aperfeiçoar o preparo do pão. No Brasil, o habito de consumo chegou com a vinda de colonizadores portugueses e outros imigrantes, que faziam e vendiam nas ruas. A base da receita permanece a mesma até hoje, porém, com o acréscimo de ingredientes. As opções são inúmeras, vão de pães com queijo ou outros recheios até pudins de pão.
Por ser tradição em várias regiões, foi instituída uma data para a comemoração do assado mais famoso. Em 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Pão. Entidades e empresas de vários lugares do Brasil aproveitam a data para promover ações sociais. São feitas parcerias com instituições de caridade para a doação de pães ou dinheiro. Além de homenagear o queridinho do café da manhã, quem participa ainda ajuda aqueles que necessitam.

Dia Mundial do Pão é comemorado em CascavelSemana Tecnológica é realizada em Cascavel