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A cadeia produtiva do setor vai receber R$ 1 milhão da Apex para ações voltadas à exportação
O modelo brasileiro de padaria, espaço que une desde produção e venda de pães até food service, passando por varejo de conveniência e central de produção de alimentos, está pronto para ser exportado. A cadeia produtiva do setor acaba de ser incluída no programa Projetos Setoriais Integrados (PSIs), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que investirá em torno de R$ 1 milhão em ações voltadas ao mercado externo.
"O modelo brasileiro não tem igual no mundo", diz Gilberto Poleto, idealizador do acordo e diretor de Relações Internacionais da Abiepan, entidade que reúne hoje 70 fabricantes, responsáveis por um faturamento anual em torno de R$ 700 milhões. Estima-se que, no Brasil, o segmento da panificação some cerca de 63 mil padarias, mais de 700 mil empregos diretos e faturamento perto de R$ 50 bilhões.
O acordo será anunciado oficialmente na próxima semana durante o 29º Congresso Brasileiro da Indústria da Panificação e Confeitaria (Congrepan), que ocorre de 25 a 28 de outubro em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Panificação, Biscoitos e Massas Alimentícias (Abiepan), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip) e o Sindicato da Panificação de São Paulo (Sindipan-SP), vai utilizar o incentivo da Apex, com igual contrapartida dos associados, para apresentar o potencial do negócio em feiras e eventos no exterior, estimulando a exportação de máquinas, matérias-primas e serviços especializados.