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Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

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FIPAN 2011 apresentará tendências de um mercado que representa 2% do PIB

08 de julho de 2011

A FIPAN 2011   Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos  , que acontecerá entre os dias 19 e 22 de julho de 2011, nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte apresentará aos 58 mil visitantes as novidades e tendências do setor que representa, atualmente, 2% do PIB brasileiro e que não para de crescer.

Voltada ao segmento das mais de 63 mil panificadoras existentes em todo o Brasil, a FIPAN 2011   Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos   acontecerá entre os dias 19 e 22 de julho de 2011, consolidando-se, cada vez mais, como a quinta maior feira segmentada do mundo.

Nosso segmento é forte, moderno e, atualmente, gera 800 mil empregos diretos   e 1,5 milhão de indiretos   e seu faturamento representa 2% do PIB brasileiro. São mais de 60 mil micro e pequenas empresas   96,3% das padarias brasileiras, que atendem, em média, a 40 milhões de clientes por dia em todo o Brasil, 21,5% da população nacional. E a FIPAN, que recebe 58 mil visitantes do Brasil inteiro e de vários países do mundo, apresenta todas as tendências do mercado em produtos ligados às áreas de Gastronomia, Informática, Máquinas & Equipamentos, entre outras , diz Antero José Pereira, presidente das entidades promotoras do evento.

A feira, que cresce anualmente, está aproximadamente 12 % maior do que a do ano passado   possui 36 mil m2   e espera receber 58 mil visitantes.  Recebemos profissionais de panificação, confeitaria, bares, restaurantes, autosserviço e distribuidores de todo o País que compõem o varejo independente de alimentos e que iniciam negócios com os 300 expositores da feira, nas 450 marcas apresentadas durante a FIPAN, em um volume de negócios de R$ 560 milhões , continua o presidente.

Já estão marcadas 180 caravanas de visitantes de todo o Brasil, muitas delas de cidades do interior do estado de São Paulo.  A região sudeste do Brasil é a que concentra o maior número de padarias e o estado de São Paulo, particularmente, é quem possui mais. São 12.764 padarias que vendem para um consumo de 42 kg/ano per capita, uma quantidade muito maior do que a média consumida no Brasil, que gira em torno de 33,5 kg , diz Antero.

Faturamento & volume de vendas por departamento

Com um faturamento de R$ 56,3 bilhões, as panificadoras possuem dados interessantes.  A maioria é formada por micro e pequena empresa e sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2%. Já o volume de vendas por departamento, segundo a ABIP, é dividido da seguinte maneira: mercearia, R$ 5,06 bilhões; bebidas, R$ 5,63 bilhões; frios, R$ 3,38 bilhões; congelados, R$ 1,68 bilhões; laticínios, R$ 3,93 bilhões; cigarros, R$ 3,36 bilhões; bombonière, R$ 1,68 bilhões; sorvetes, R$ 1,13 bilhões; produtos de produção própria, R$ 27,60 bilhões, leite, R$ 2,85 bilhões , continua o presidente.

As padarias também têm números de funcionários diferenciados em todo o país.  9,9% das panificadoras possuem até 7 funcionários. 20,7% de 8 a 12; 32,4% de 13 a 16; 24,3% de 17 a 23; 9,0% de 24 a 34 e somente 3% possuem mais que 34 empregados. Mesmo assim, há escassez de mão de obra qualificada e, para um bom confeiteiro, é possível se pagar R$ 2.500,00 mensais, desde que faça os cursos existentes nas boas escolas de panificação , explica Antero.

Entre 2.006 e 2010, houve um crescimento no setor de 13,7% que gerou um fluxo de clientes 2,80% maior e também fez aumentar o número de funcionários de cada empresa em 3,40%.  Atualmente, há um crescimento grande de serviços nas padarias. Há uns anos atrás, as panificadoras eram as responsáveis pela venda de pães e leite. Hoje, há uma gama extensa de produtos que o consumidor pode encontrar. Além do tradicional pão francês, o consumidor conta com uma variedade de mais cem tipos de pães e petit-fours, pode fazer qualquer refeição do dia na maioria das panificadoras   café da manhã, almoço e jantar  , se deliciar com buffet de sopas ou pedaços de pizza com sabores diferentes e até encomendar uma festa inteira por telefone que incluam no cardápio, salgados, sanduíches de metro, doces, tortas, bolos e bebidas, com a facilidade de levar para casa tudo embalado em embalagens decorativas e descartáveis , continua o presidente.

Megapadarias & padarias boutiques

A sofisticação chegou a esse mercado que trabalha com alta diversidade de produtos e se adequa, diariamente, às exigências dos consumidores.  As megapadarias fazem parte de uma tendência de mercado que chegou para ficar e as padarias boutiques, nos grandes centros, transformaram as padarias em verdadeiras delicatessens em que o consumidor pode escolher o país de origem das receitas de pães que querem saborear. E é para todo esse mercado que a FIPAN 2011 vem mostrar suas novidades , continua ele.

Esse crescimento também é assistido nos dez últimos anos da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos.  As empresas lançam seus produtos na 5ª maior feira setorial do mundo, a nossa FIPAN e mostram as tendências de mercado em vários segmentos   gastronomia, informática e tecnologia, máquinas e equipamentos, moda em uniformes, entre outros. E, nesse ano especificamente, recebemos o maior número de expositores de vários países do mundo   são 25 vindos da França, México, EUA, Argentina, Itália, Portugal, Venezuela, Espanha, Alemanha, entre outros  , que observam o crescimento desse mercado no Brasil , finaliza o presidente.

A FIPAN 2011   Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos  , acontecerá entre os dias 19 e 22 de julho de 2011, nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, entre as 13 e 21 horas (no último dia, encerrará às 19 horas), em São Paulo, com realização do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP, apoio da AIPESP/SINDUSTRIGO/FIESP /FECOMERCIO/SINCOVAGA, tem o patrocínio da Souza Cruz e AMBEV e é organizada pela Seven. Durante o evento, acontecerá o Ciclo de Palestras FIESP/SINDIPAN, a 2ª Copa Cultural Paulista de Panificação e Confeitaria, a FIPAN PIZZA e será apresentada pela primeira vez, a Padaria Brasil, uma maquete em tamanho natural de uma panificadora moderna, feito em 200m2 de área, com todas as normas regulamentares de segurança vigentes na legislação brasileira, onde serão apresentados conceitos e tendências da moderna panificação.

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