SINDAP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado do Paraná

Clima faz preço do trigo disparar

10 de maio de 2011

Filipe Domingues

Os preços do trigo dispararam ontem nas bolsas americanas após fecharem também em alta em bolsas europeias. O clima desfavorável em alguns países produtores causa preocupações em relação à oferta global. Na França e na Alemanha, a estiagem é o problema: tem chovido cerca de 40% menos que o normal. Desde que a Rússia precisou restringir as exportações de grãos depois de uma quebra de produção, no ano passado, o trigo produzido em outros países europeus, principalmente na França, passou a ser alternativa de abastecimento. Com isso, o trigo saltou 11,6% em Paris e influenciou as cotações da Bolsa de Chicago. O contrato do grão para entrega em julho avançou 4,08%, para US$ 7,9050 por bushel. A estiagem também prejudica o desenvolvimento da safra dos Estados Unidos. Depois do fechamento do mercado, o governo americano confirmou que só 33% das lavouras de trigo estão em boas condições.

As cotações do milho também subiram com força em Chicago (3,39%), com influência positiva do trigo, já que ambos os cereais são usados como ração. Mas um importante fator para a valorização do milho foi a alta do petróleo, de 5,5% em Nova York, que na semana passada serviu como um gatilho para perdas expressivas nas commodities. O milho havia caído 9% na semana passada. Outros mercados fecharam a segunda-feira com ganhos após uma sequência de baixas. A soja subiu 0,68%.

Pão francêsAlta do trigo pressiona moinhos