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Curitiba/PR
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Prezados Associados,
Esses slogans abaixo podem não ser conhecidos pelos mais jovens, exceto os dois últimos que, tenho certeza, pertencem a geração atual.
“Planta que o João garante”
“Exportação é a salvação”
“Doe ouro para o bem do Brasil”
“Brasil carinhoso”
“Pátria educadora”
Ao longo da minha vida empresarial, vi muitos slogans e não me surpreendo com mais nada.
Este mês tomei conhecimento do PNE - Plano Nacional de Exportação, elaborado pelo MIDIC, com apoio de outros segmentos do governo. Será mais um slogan, ou sigla que vai ficar para a história? Veremos mesmo acontecer e realizar o que ali está proposto?
Em uma primeira vista, o PNE trata a exportação do Brasil como se ela nunca tivesse existido. Elegendo mercados a explorar, pesquisas de consumo e promovendo a inovação nos produtos. Temos que reconhecer que há uma grande boa vontade do MIDIC em reverter a derrocada perda de mercado externo que o Brasil colecionou nos últimos anos, mas os problemas agora são bem claros. Cito alguns deles, que são constantemente elencados pelos industriais:
- Política cambial que não estimula a exportação;
- Elevada carga tributária e complicado sistema de arrecadação, que exige esforço infernal para cumprimento das obrigações;
- Legislação trabalhista que engessa as relações entre as classes trabalhadoras e seus empregadores;
- Infraestrutura deficiente;
- Política monetária que impede taxas de juros em níveis civilizados.
Sugerimos ao MIDIC que se apoie com as informações da classe produtora para que o PNE venha realmente atender os interesses do país, que é o de aumentar a sua inserção no mercado internacional.
Como empresários que somos, temos sempre a esperança de prosperarmos e levar a nossa comunidade e colaboradores a possibilidade de uma vida melhor.
Abraços,
Rommel Barion
Presidente