SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Empresa paranaense é reconhecida com Prêmio Finep

Carob House ganha prêmio de Inventor Inovador com a alfarroba, que substitui o chocolate

Vinte e seis empresas receberam em 2014 o Prêmio Finep, considerado o Oscar da Inovação brasileira. Este ano, o Paraná esteve representado por três concorrentes nas categorias Pequena Empresa, Média Empresa e Inventor Inovador. Nesta última, a Carob House, associada ao Sincabima, ficou em primeiro lugar.

O engenheiro paranaense Luiz Carmine Giunti de Oliveira ganhou o prêmio pelo desenvolvimento de um produto à base de alfarroba totalmente isento de alergênico. Trata-se de um fruto nativo da região mediterrânea, que tem a polpa torrada e moída, e que vem substituindo o cacau em alimentos como chocolate alternativo. Os produtos são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite. A alfarroba também não contém estimulantes, como cafeína e teobromina, e é rica em vitaminas e minerais. “O prêmio veio para solidificar o trabalho que temos feito. Ver o consumidor feliz é a nossa maior satisfação. Trabalhamos todos os dias como se estivéssemos cozinhando para a pessoa mais importante do mundo”, diz Oliveira.

A Carob House, com sede em Curitiba, é a única empresa brasileira que industrializa a alfarroba e elabora produtos como barras, bombons recheados e passas de frutas cobertas com alfarroba. A proprietária Eloisa Helena Orlandi destaca a importância do prêmio para a indústria. “O prêmio é o reconhecimento do trabalho sério que temos feito. E, naturalmente, a Fiep teve a participação muito grande nisto”, avalia.

Estímulo e reconhecimento

O Prêmio Finep é tido como um instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no Brasil. Já premiou, desde sua criação em 1998, mais de 900 empresas, instituições e pessoas físicas que desenvolveram inovações inseridas nos mercados interno e externo, com o objetivo de tornar o país mais desenvolvido.

A premiação se dá em seis categorias, contemplando em sua maioria as cinco regiões brasileiras. Os primeiros colocados regionais em cada uma das categorias competirão na final nacional, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.

Encontro internacional reúne industriais paranaenses para aumentar as exportações de alimentos e bebidasPacto pela competitividade da indústria brasileira é desenvolvido por grupo de trabalho na Fiep