SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Mensagem do Presidente

Rommel Barion, presidente do Sincabima, fala sobre os desafios e a importância da ousadia e investimento em inovação

Prezados Associados,

Muitos conhecem a história chamada “O Tesouro de Bresa”, na qual o sujeito compra um livro que ele tem que decifrar os idiomas para ganhar um tesouro. Todo dia ele se dedica a decifrar e entender o livro. Depois tem que entender os cálculos matemáticos e continuar estudando e estudando. Quando chega ao final do livro, viu que não tinha tesouro algum, pois o tesouro era ele mesmo e o conhecimento adquirido ao longo do estudo. O tesouro havia sido conquistado dia a dia, com a sua dedicação e o comprometimento em entender o livro. Diversos acontecimentos foram ocorrendo na sua vida e ele, de forma segura e lenta, foi prosperando.

O mesmo acontece conosco dependendo da nossa forma de comportamento. Vejo muitas pessoas reclamando, reclamando, e sempre com o mesmo discurso que as coisas estão difíceis, o governo é isso ou aquilo, que os outros têm mais sorte do que eu, e assim por diante.

Parece mesmo que a grama do vizinho é mais verde, mais bonita e mais relaxante ao nosso olhar.

Será que não é hora de revermos alguns dos nossos conceitos?

Segundo o Jim Rohn, pensador e empreendedor americano, "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje". Esse é o axioma da vida, segundo ele.

Faça hoje, mais do que você fez ontem. Não é necessário nada revolucionário ou saltos espetaculares. Simplesmente melhore 1% e você verá os grandes acontecimentos que ocorrerão na sua vida. Pense positivo, olhe para frente, melhore em diversas áreas da sua vida, sem parar, continuamente, mesmo que os resultados aparentemente não sejam imediatos e pareça que nada está melhorando.

Outro axioma que Rohn lembra é o de não mudar: "Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".

Certo dia, um amigo me falou: “O velho tem que morrer”. Fiquei surpreso, pensei que ele estava sendo insolente e descuidado nas palavras. Mas, depois me explicou; o pensamento velho, o produto velho, a empresa velha, o casamento velho. Tudo que é velho deve morrer e no seu lugar deve surgir o novo. O conceito de velho não deve ser confundido com o de maturidade, longevidade e criatividade. Temos que estar sempre avançando, melhorando, renascendo a cada dia e fazendo hoje melhor que ontem.

A ferramenta gerencial do momento se chama Inovação. Inovação orgânica, inovação incremental, inovação radical. Toda inovação tem seu valor e não custa muito. Podemos inovar com poucos recursos e em todas as áreas de nossas empresas. A mudança, quando planejada e feita com segurança, é a renovação daquilo que já não nos serve mais.

O Sincabima pode ajudar as empresas nesse desafio. Temos acesso às principais técnicas e capacitação fornecidas pelo Centro Internacional de Inovação- Senai C2I e o Centro Internacional de Negócios - CIN/PR. O Sincabima está pronto para auxiliá-lo.

Desejo a todos, um Feliz Natal e que no próximo ano, cada um de nós avancemos 1% ao dia.

Forte abraço e saúde a todos.

Rommel Barion

Recursos destinados à segurança e qualidade de vida devem ser encarados como investimentoFérias Coletivas