SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Projeto leva capacitação e consultoria para pequenas indústrias

Cerca de mil indústrias devem ser preparadas para o mercado internacional através do INSERI

clique para ampliarclique para ampliarMercado internacional também pode ser opção para as pequenas indústrias (Foto: Fiep)

A Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios - projeto INSERI - vai capacitar e prestar consultoria a cerca de mil pequenas indústrias voltadas para o mercado internacional. “Vamos trabalhar para aumentar as exportações brasileiras. Por isso, é importante entender o papel das pequenas indústrias nas cadeias produtivas”, afirmou Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de desenvolvimento industrial da CNI, durante o Workshop Projeto INSERI, evento que reuniu gestores e dirigentes de oito estados que participam do projeto, tais como Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O objetivo do projeto é conhecer as experiências e os detalhes dos projetos em cada estado de modo que as ideias discutidas no workshop se estendam à esfera regional. “Há muita sinergia e ação complementar entre Sebrae e CNI. Com esse projeto, vamos buscar o potencial regional de cada instituição, tendo em vista melhorias na gestão das pequenas indústrias para aumentar sua capacidade competitiva”, assinalou.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, reforçou a importância dos projetos em parceria com a CNI, que resultam em melhorias para as pequenas indústrias. Segundo o diretor, o desafio é grande diante da conjuntura atual do setor, que está no centro de um processo de substituição de elos significativos da cadeia produtiva por itens importados. “Temos uma meta ambiciosa, mas ela se distribui nos estados, num esforço conjunto de todos”, disse, ao sugerir a participação dos empresários em feiras e rodadas de negócios internacionais, tanto no Brasil como no exterior.

Por meio do INSERI Pequenos Negócios, as pequenas indústrias vão receber capacitação e consultoria para melhoria da gestão e do resultado. O objetivo é preparar as pequenas indústrias, facilitando o acesso dos empresários a serviços de suporte à sua inserção competitiva internacional. O projeto prioriza os setores de máquinas e equipamentos, produtos químicos, petróleo e gás, seguindo-se os de madeira e móveis, produtos alimentícios e metalurgia.

Com informações do Sebrae Nacional

Os desafios para melhorar a produtividade na indústriaBom desempenho da indústria passa por liderança eficiente