SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Mensagem do presidente

Rommel Barion comenta sobre a necessidade de uma nova política industrial para o país e seu reflexo das eleições 2014

Prezados Associados,

Quando morei na Alemanha, nos anos 1983 e 1984, vivendo como bolsista de uma instituição alemã, denominada Alexander Von Humboldt, me deparei com o choque de cultura do povo alemão e a aversão aos estrangeiros que lá viviam. Hoje, essa aversão se diluiu e a competência, o trabalho e a organização alemã mostram ao mundo que o trabalho vence e compensa.

Naquela época algo me instigou. Como visitava muitas empresas alemãs, percebi que quase a totalidade delas estavam sob controle das mesmas famílias por 100 anos ou mais. Vi nas paredes das empresas onde estive fotografias das indústrias antes da primeira guerra mundial, depois destruídas, reconstruídas, novamente destruídas na segunda guerra mundial e novamente reconstruídas, sendo administradas competentemente pelas novas gerações.

Como isso acontecia? Qual o segredo? Me provocou a curiosidade e fui buscar informações. No Brasil começava naquela época a sucessão desastrosa de diversas empresas. Não encontrei nenhum segredo. Encontrei sim muito trabalho, organização, dedicação e principalmente uma política industrial voltada a fortalecer a empresa alemã, com bancos apoiando financeira e tecnicamente os empresários.

Conto essa passagem para dizer que, com as eleições, ficou claro que o Brasil quer mudanças. Percebemos um amadurecimento do eleitor, uma maior valorização do voto e o desejo de continuar avançando nas conquistas.

Com isso podemos recuperar a confiança, planejar o crescimento das nossas empresas e deixar um país melhor para nossos filhos e netos.

Precisamos de uma política industrial para o Brasil. Mas uma política séria, competente e comprometida com os brasileiros. O Sincabima encorpa, junto com a Fiep, a CNI e demais Instituições, esse coro. Podemos divergir em alguns assuntos, mas temos convergência nas nossas principais demandas.

Queremos mudanças, como ficou demonstrado nas urnas.

Rommel Barion

Sindicato adquire veículo para transporteIndústrias investem em produtos com saudabilidade