Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
Caro(a) colega empresário(a),
Neste mês de julho, fui reconduzido à presidência do nosso sindicato e quero deixar aqui o meu agradecimento pela confiança depositada e pelo apoio que recebi nesses três anos de gestão da diretoria, dos associados e dos nossos colaboradores e parceiros.
Pretendo continuar com o trabalho iniciado na gestão anterior, focando agora na aproximação com as empresas, levando a elas os serviços que podemos oferecer, apoiando nas suas necessidades e escutando as suas demandas. Para isso, estamos aumentando o número de colaboradores para que possamos incrementar mais e mais esses serviços.
Quero compartilhar com vocês o Plano de Logística Reversa, que muito tem nos preocupado e é um assunto espinhoso. Como já divulgado anteriormente, estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Fiep e o Senai, para nos adequar e atender a legislação nacional e estadual que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos no que se refere à Logística Reversa.
Algumas empresas já foram notificadas pelo Ministério Público do Estado do Paraná, e isso
acelerou o processo para atendimento dessa legislação. O Sincabima lidera um projeto que está sendo elaborado
pelo Senai, do qual oito sindicatos de alimentos de origem vegetal participam. O custo desse projeto é rateado pelos
sindicatos que participam em partes proporcionais ao número de associados.
Fizemos um convênio
com a Secretaria do Meio Ambiente para dilatar o prazo de conclusão desse projeto, que está previsto para outubro
desse ano. Esse trabalho tem demandado muita dedicação, bem como diversas reuniões com os órgãos
públicos da área envolvida e com as Associações de Classe Nacional, como Abima, Abicab, Abia,
entidades de classe como a Fiep e o Senai, as grandes indústrias e todo pessoal envolvido com o assunto no Paraná
e no Brasil.
Recentemente, recebemos do Ministério Público uma intimação para fornecer a relação de todas as empresas filiadas e associadas ao Sincabima, constando nome, CNPJ e todos os dados para contato. O Ministério Público pretende intimar e verificar o andamento das providências em cada uma das empresas.
Estamos solicitando ao Ministério Público uma reunião para esclarecer que as medidas por parte do Sincabima já foram tomadas e até outubro pretendemos apresentar o projeto concluído e aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente, preservando assim as empresas participantes do nosso programa.
Para concluir, quero alertar as empresas não-associadas, que podem e devem procurar o Sincabima para participar do plano de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estamos prontos para atender a todas as empresas da nossa categoria.
Forte abraço,
Rommel Barion
Presidente