SINCABIMA

Sindicato completa 72 anos em junho

Sincabima é um dos mais antigos sindicatos do Paraná, sendo um fundadores da Fiep

No dia 20 de junho, o Sincabima completou 72 anos. O sindicato faz questão de valorizar essa história e também parabeniza todos os associados que estão juntos nesta longa caminhada de luta.

“Fazer parte do Sincabima, um dos sindicatos fundadores da Fiep, é uma honra. E neste ano estamos contentes de receber uma homenagem da federação na exposição Mostra Fiep 70. Inclusive, estamos separando equipamentos antigos do sindicato que serão exibidos na exposição”, conta Rommel Barion, presidente do Sincabima.

Histórico

Muito embora antes dessa data já tivesse iniciado suas atividades, em 20 de junho de 1942 foi lançada a Carta Sindical da entidade, que marcou legalmente a sua fundação, inicialmente com o nome de Sindicato Patronal dos Fabricantes de Caramelos do Paraná, reconhecido, entretanto, sob a denominação de Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau e Balas de Curitiba.

Nesse mesmo ano, a instituição passou a se chamar Sindicato Industrial de Cacau e Balas do Paraná. Com demais diretores, o empresário Luiz Basgal, da Chocolates Basgal, geriu o sindicato até 1947.

Juntamente com alguns sindicatos, o Sincabima atuou na fundação da Fiep, em 18 de agosto de 1944, quando então foi assinada a Carta Sindical.

De 1947 à 1987, a gestão do sindicato foi feita pelo empresário César Todeschini, das Indústrias Todeschini S/A. Ao seu lado esteve o diretor-tesoureiro Adão Flores Nunes, da empresa Indústria e Comércio Pescador Ltda.

Deste período até 1990, a presidência do sindicato foi ocupada por Pedro Achiles Todeschini, das Indústrias Todeschini S/A. A partir do dia 17 de setembro de 1990, o sindicato passou a abranger o estado do Paraná, passando a denominar-se Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná.

De 1990 até 1993, o sindicato contou com a presença atuante do diretor Aloysio Ignácio Werlang, da indústria Fábrica de Chocolates Salware Ltda. O sindicato inaugurou sua sede própria em 1998, com mais de 600 metros quadrados de instalações, estabelecida à Rua General Teodorico Guimarães, no Bairro Fanny, em Curitiba.

Nas novas instalações, o sindicato passou a realizar também palestras e cursos aos seus associados. As empresas associadas também puderam utilizar a sede para seus eventos e demais necessidades empresariais.

Devido à idoneidade dos gestores do sindicato, por diversas vezes, entre 1974 a 2008, eles tornaram-se representantes da Fiep.

Em 15 de agosto de 1984, o Sincabima, juntamente com outros sindicatos, contribuiu para a fundação da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), com sede em São Paulo. Na ocasião, assumiu uma das vice-presidências o ex-presidente do Sincabima, Pedro Achiles Todeschini, permanecendo no cargo por muitos anos.

Com a autorização para a instalação da Câmara de Conciliação Prévia, sua primeira reunião ocorreu no dia 9 de janeiro de 2001, permanecendo ativa até os dias atuais.

A abreviatura Sincabima foi incorporada ao nome do sindicato em 2003. Por diversas gestões seguidas, de 1993 até 2011, face ao excelente trabalho desenvolvido pela diretoria em todo esse período, Pedro Achiles Todeschini ocupou o cargo de presidente. A partir de julho de 2011, assumiu a presidência o empresário Rommel Barion.

Ao longo de 72 anos, o Sincabima tornou-se uma referência dentro de suas atividades, obtendo o respeito e consideração de seus associados e das entidades sindicais. Sua história confunde-se com a da Fiep, pela luta constante em preservar e fortalecer as indústrias. O sindicato se coloca de portas abertas a todos que queiram conhecê-lo e deseja contribuir com todos que lhe procurarem.

Escassez de mão de obra afeta desenvolvimento industrialRommel Barion assume por mais 3 anos a gestão do Sincabima