SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Delegação do Sincabima visita feira ISM na Alemanha

Representantes de várias empresas de alimentos estiveram na maior e mais importante feira de doces e biscoitos do mundo. Empresários conheceram as principais tendências do setor e fizeram visitas técnicas em indústrias alemãs

clique para ampliar>clique para ampliarNa Alemanha, delegação do Sincabima visitou a ISM: maior feira de doces e biscoitos do mundo (Foto: Divulgação)

Uma delegação do Sincabima participou da ISM, a maior e mais importante feira de doces e biscoitos do mundo, realizada de 26 a 31 de janeiro, em Colônia, Alemanha.

Representantes das empresas Barion,  DJC Alimentos, Dori, Karoli, Nutrimental, Pipoteca, Santa Helena e S de Alencar visitaram o evento, que abrange uma enorme gama de confeitaria em segmentos como o de chocolates, doces, biscoitos, petiscos, sorvetes e massas cruas. Também estiveram presentes Janet Castanha Pacheco, gerente do Centro Internacional de Negócios, que preparou a missão, e Reinaldo Victor Tockus,  gerente do GEREX, Gerência de Relações Exteriores da Fiep.

Para o presidente do Sincabima, Rommel Barion, a feira serviu para abrir a cabeça de todos, mostrando um pouco da realidade do mercado internacional. “O mercado internacional é uma guerra e, se ficarmos como avestruzes, seremos atacados por todos os lados. Se não formos competitivos lá fora também não seremos competitivos aqui. O mercado brasileiro é grande, tem grandes oportunidades e isso atrai muitas empresas para cá”, afirma Barion.

Para além da feira, as visitas feitas técnicas pela delegação em Baden Wurttemberg e Stuttgartt, onde existe uma escola de confeitaria, também foram importantes. “Foi um grande aprendizado. Valeu por um curso de pós- graduação”, avalia o presidente do Sincabima.

Experiências
Confira, a seguir, alguns depoimentos de quem participou da ISM:

“Agradeço a toda a equipe envolvida na missão à Alemanha, desde o Sincabima, a Fiep e especialmente aos senhores Rommel Barion, Janete Pacheco, Reinaldo e Ewald Stirner (Alemanha), por todo o apoio prestado que garantiu o sucesso da missão.

A feira foi muito proveitosa para o desenvolvimento da indústria paranaense, pois apresentou novas tendências que podem muito bem serem implantadas por aqui, além de novos contatos e oportunidades. As visitas técnicas também foram excelentes para ampliar nosso leque de conhecimentos de produção industrial. Gostaria de participar de outras missões, especialmente as que envolvem alimentos e maquinários, em quaisquer épocas do ano.”

Alcione dos Santos
Proprietário-Diretor da Sebastião Anastácio dos Santos (Pipoteca)

*

“Agradeço ao Sincabima e ao sistema Fiep pela oportunidade de participar nessa missão.  Ela acabou superando minha expectativa. Não tinha ideia da importância de um evento internacional. Fui à feira em busca de novas oportunidades, conhecer novos produtos e pesquisar se existem os meus no mercado externo.

Após a missão, não vi concorrente para meu produto no mercado internacional. Tenho muita vontade em participar de novas missões, de preferência em países que sejam parceiros comerciais do Brasil”.

Alessandro de Oliveira
Proprietário-Diretor da Karoli Fábrica de Pipoca Ltda

*

“Achei muito louvável a iniciativa de organizar a missão à ISM e agradeço, em nome da Nutrimental, o convite para participar. A missão foi muito bem organizada e o programa foi seguido sem contratempos. Muito importante, além da visita à feira, foram as visitas organizadas pelo Ministerium Für Finanzen and Wirtschaft de Baden-Würtemberg, que permitiram um contato com empresas alemãs do nosso ramo.

Meus objetivos foram plenamente atingidos com a viagem. Estarei disposto a avaliar a participação em outras missões que venham a ser organizadas pelo Sincabima.”

João Alberto Bordignon
Diretoria de Inovação e Gestão de Pessoas daNutrimental S/A Indústria e Comércio de Alimentos

*

“Agradeço a oportunidade de participar desta Missão Empresarial. Identifiquei na feira muitas oportunidades e tendências de produtos, embalagens e também processo para uma determinada categoria que no Brasil ainda tem muito a crescer. Contudo, para outras categorias, poucas novidades, enxergando que o Brasil também apresenta certa maturidade, mostrando-nos que devemos nos reinventar para podermos ganhar dinheiro com estas categorias de produtos.

Foi extremamente importante a visita a outras empresas, fábricas, museus, escolas e até ao Ministério das Finanças e Economia para conhecermos uma outra cultura de processos enxutos e eficazes, além de conceitos novos de comunicação que, para minha área em especifico, é de extrema importância. Pude entender como é a economia de um país desenvolvido e fazer comparações com o que temos no Brasil, identificando inúmeras oportunidades de crescimento e desenvolvimento para diferentes áreas de atuação!

Acredito que a Missão foi excelente para abrirmos a cabeça e identificarmos oportunidades que podem ser trazidas para nossa realidade!”

Aline Fernandes
Gerente de Produtos da Dori Alimentos Ltda

*

“A missão à feira ISM foi um sucesso! O pessoal da Fiep estava altamente qualificado para nos assessorar durante toda a missão. A visita foi muito boa, tivemos acesso as principais novidades e tendências expostas na maior vitrine de doces e salgados do mundo.

Com ela tivemos o aprendizado na busca de aperfeiçoar nossos produtos tanto em embalagem quanto em exposição.”

Bruno Cesar Moreira
Proprietário-Diretor da S de Alencar Moreira & Filhos Ltda

Disseminação do regime de substituição tributária gera problemas para o setor industrialSenai: educação e inovação a serviço da indústria