SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Entrevista com Rommel Barion

Presidente do Sincabima faz um balanço sobre o ano de 2013 e fala sobre suas expectativas para 2014

Quais foram as principais ações do Sincabima em 2013, que merecem ser relembradas aos associados?
O ano de 2013 foi repleto de ações do sindicato. Entre elas, podemos destacar, por exemplo, a participação do Sincabima na feira Fispal em São Paulo. A realização do curso GAS, do grupo de apoio sindical da Fiep, também foi muito importante. Nesse curso, os colaboradores do Sincabima foram treinados no aperfeiçoamento da gestão sindical. Também vale mencionar que, neste ano, o sindicato se tornou um associado da Abima e também participamos do Encontro da Indústria promovido pela Fiep.

Em 2013, como você avalia que foi a atuação do setor de vocês no Paraná, em relação ao Brasil e ao mundo?
Realmente foi um ano difícil para as empresas do nosso setor e esperamos que elas se capacitem em 2014, para melhorarem em termos de produtividade e competitividade. A criatividade e a inovação precisam ser mais desenvolvidas entre nossas empresas. Inovação precisa ser a nossa grande bandeira.

2014 será ano de Copa do Mundo. Como isso pode impactar o segmento do Sincabima?
Um possível aumento de vendas dependerá das estratégias de cada empresa.  É possível tirar proveito da Copa se a empresa tiver produtos bem distribuídos e se seus produtos estiverem no local adequado.

Quais serão as principais ações do Sincabima para 2014?
Entre nossas principais ações para 2014, posso adiantar a nossa participação na feira internacional de alimentos ISM, na Alemanha, a maior feira de confeitaria do mundo. Ela acontece de 25 a 29 de janeiro, e será visitada por uma delegação do Sincabima. Também faremos um programa de visitas a empresas e, ao mesmo tempo, um grupo de estudantes da Famec desenvolverá um trabalho de conclusão de curso, também fazendo visitas, para descobrir o que os empresários entendem por sindicato. Destaco ainda que vamos trabalhar forte na busca por uma internacionalização das pequenas e médias empresas. O Sincabima vai se engajar nisso, mostrando aos associados tantos as oportunidades e possíveis ameaças do setor internacional.

Mensagem de fim de anoEmpresas expandem linhas de produtos integrais