SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Encontro com participação da Fiep marca aproximação entre Brasil e Itália

Vice-presidente da Fiep e presidente do Sincabima, Rommel Barion integrou a comitiva da Fiep na 5ª Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro, realizada em Roma

clique para ampliar>clique para ampliarBarion (primeiro à esquerda) e Campagnolo (último à direita), durante encontro no Palazzo della Farnesina, sede do Ministério de Relações Exteriores da Itália

Uma comitiva da Fiep participou, nos dias 24 e 25 de outubro, em Roma, na Itália, da 5ª Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento. Estiveram presentes o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e o vice-presidente, Rommel Barion, que também preside o Sincabima.

A programação foi composta por uma série de atividades envolvendo representantes do setor público dos dois países e também de entidades empresariais. Na ocasião, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmou um termo de compromisso com a Confindustria, principal organização representativa da indústria italiana, com o objetivo de promover anualmente, a partir de 2014, o Encontro Econômico Brasil-Itália.

A intenção é estreitar ainda mais as relações comerciais e de cooperação entre indústrias dos dois países. A primeira edição do encontro está prevista para acontecer em maio, em Brasília.

Como coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais da Fiep, Barion considera positivos os resultados desse encontro. Ele ressalta que a aproximação vai reforçar os acordos de cooperação que a Fiep já assinou com duas entidades empresariais italianas: a Confindustria da região de Emilia-Romagna e a Favep, da região do Vêneto.

“Esses dois protocolos estão bastante avançados e inclusive devemos receber no Paraná, em abril do próximo ano, uma delegação de empresários do Vêneto”, conta o vice-presidente. Os detalhes desse encontro estão sendo definidos pelo Centro Internacional de Negócios da Fiep (CIN).

Além das reuniões empresariais, a 5ª Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro teve também uma série de debates envolvendo representantes dos governos do Brasil e da Itália. Um dos principais temas abordados foi a questão das barreiras alfandegárias impostas sobre as exportações brasileiras para a Europa. “A busca por soluções para esse problema é fundamental para ampliar o comércio bilateral e a cooperação entre Brasil e Itália”, afirma Campagnolo.

Sindimetal, Sinduscon-PR e Sindvest Maringá apresentam ações de sucesso na 5ª Jornada de Especialização dos SindicatosRepresentantes do Sincabima participarão do Enai