SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Sistema Fiep apresenta trabalhos de logística reversa para R20

Grupo formado por 86 municípios que mais produzem lixo no estado se encontraram no Campus da Indústria no dia 29 de outubro. Vice-presidente da Fiep e presidente do Sincabima, Rommel Barion esteve presente

clique para ampliar>clique para ampliarBarion destaca a parceria entre poder público e o setor produtivo no gerenciamento de resíduos sólidos (Foto: Mauro Frasson)

Representantes de prefeituras municipais do Paraná que integram o R20 estiveram reunidos no dia 29 de outubro, no Campus da Indústria, para discutir sobre a destinação de resíduos sólidos. O grupo é composto por 86 municípios responsáveis por mais de 90% do lixo gerado no estado. O Sistema Fiep apresentou ao grupo algumas ações desenvolvidas – por meio de seus conselhos setoriais, gerência de Fomento e Desenvolvimento e Senai – para dar subsídios a planos de logística reversa, previstos pela legislação.

Durante todo o dia, os integrantes do R20 conheceram cases de logística reversa de diferentes setores produtivos, como embalagens, pneus e lâmpadas. O vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, também presidente do Sincabima, destacou os avanços na destinação de resíduos sólidos no Paraná. “É preciso trabalhar em conjunto para conseguirmos bons resultados. E é isso que temos feito neste estado, com a união dos setores público e produtivo”, avaliou.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, lembrou a missão de cada município, em apresentar soluções para o gerenciamento de descartes até agosto de 2014. “A nova legislação estabelece que as prefeituras que não acabarem com os lixões a céu aberto responderão por crime ambiental. É preciso entender que os resíduos sólidos têm seu valor social, cultural e – o que muitos ainda não perceberam – econômico”, ressaltou.

A Fiep apresentou sua estratégia de construção de planos de logística reversa para os segmentos industriais, que tem como ponto de partida pesquisas desenvolvidas pela Gerência de Fomento e Desenvolvimento. O Senai também apresentou seu trabalho de consultoria para empresas em busca de estratégias para o gerenciamento de descartes.

A Termoplast, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) apresentaram para as prefeituras propostas de parceria. A Termoplast, de Arapongas, utiliza descartes de isopor em seu processo produtivo. A partir do reaproveitamento do poliestireno expandido, a indústria produz sancas e rodapés, que podem substituir os tradicionais. As prefeituras foram convidadas a participar do processo produtivo, recolhendo e organizando este tipo de descarte em suas cidades.

O coordenador de resíduos sólidos da secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Laerty Dudas, pediu urgência na construção de planos de ação. “Há muitos bons exemplos. Precisamos aproveitar estas soluções apresentadas em nossos encontros e partir para a ação”, pediu.

Dos 399 municípios do Paraná, 214 ainda dispõem inadequadamente os resíduos gerados.

Falta de trigo em 2013 gerou transtornos para a indústria de alimentosSindimetal, Sinduscon-PR e Sindvest Maringá apresentam ações de sucesso na 5ª Jornada de Especialização dos Sindicatos