SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Fiep recebe comitiva de empresários da Bélgica

Grupo veio ao Paraná em busca de oportunidades de negócios e novas parcerias

clique para ampliar>clique para ampliarVice-presidente da Fiep e presidente do Sincabima, Rommel Barion (ao centro) falou sobre o CIN e apoio na internacionalização de empresas (Foto: Divulgação)

Uma comitiva formada por empresários e autoridades da região de Wallonia, na Bélgica, foi recebida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, no dia 3 de outubro em Curitiba. O grupo veio em busca de novas oportunidades de negócios e parcerias no Estado, principalmente em setores relacionados à inovação e tecnologias.

O cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt, o ministro da região de Wallonia, Jean Claude Marcourt, e o embaixador do país, Jozef Smets, integraram a comitiva que visitou a Fiep. O evento também contou com a participação do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e da gerente do CIN, Janet Pacheco.

Durante o encontro, o presidente do Sincabima, que também é vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais, Rommel Barion, explicou o trabalho realizado pelo CIN no auxílio à internacionalização das empresas do Paraná. “Atuamos em três principais frentes, que são a promoção comercial, cooperações internacionais e atração de investimentos para todo o estado. Já temos parcerias com diversos países, entre eles os Estados Unidos, China, França, Rússia e Turquia para incentivar novos negócios e fomentar o comércio exterior”, disse. Ele destacou que a Fiep e o CIN estão abertos para auxiliar a Bélgica na efetivação das parcerias com empresas do Paraná.

“A Bélgica possui empresas no Brasil e quer aumentar esses laços e relações de negócios, em especial, no Paraná. Constatamos que muitos dos setores mais desenvolvidos aqui são os mesmos de nosso país e por isso é possível realizar muitas parcerias”, destacou o cônsul Didier Vanderhasselt.

O ministro da região de Wallonia, Jean Claude Marcourt, afirmou que o Brasil é um país importante para a realização de parcerias e que a comitiva escolheu o Paraná, Estado no qual existem empresas belgas há anos. “Queremos aumentar as relações entre os dois países e podemos colaborar com a inovação, visto que temos um programa chamado Wallonia Criativa, que realiza estudos e incentiva a inovação no país”, conta.

Segundo ele, a Bélgica é considerada uma porta de entrada na Europa e é conhecida por ter uma das melhores infraestruturas e logística, com postos, aeroportos e diferentes meios de transporte. “Temos empresas no setor de resíduos e de construção aeroespacial e podemos trazer novas soluções para o Brasil. Queremos trabalhar em conjunto para o desenvolvimento das duas economias”.

Flávio Arns, vice-governador, afirmou que o governo do Estado está aberto para receber iniciativas da Bélgica. “Há um ambiente propício para a realização de negócios no Paraná. Temos áreas muito fortes, entre elas a de agroalimentos, farmacêutica e acadêmica, além de uma Lei de Inovação em execução no Estado”. Segundo ele, o governo está à disposição para dialogar com o país.

Campus da Indústria
Arns destacou que ainda existe uma distância entre a universidade e a indústria, mas que a Fiep criou o Campus da Indústria, iniciativa para aproximar as partes. “O governo também apoia essa ação e vem fazendo um grande esforço para trabalhar essa aproximação”.

Ele conta que uma das iniciativas é a proposta realizada para que universidades auxiliem no plano de desenvolvimento do Estado. “Esse é um cenário presente em todo o país, mas que estamos trabalhando para alterar e a Lei de Inovação está auxiliando nessa aproximação”, destacou.

O Campus da Indústria e o primeiro Instituto Senai de Inovação do país, inaugurado em setembro e que tem como foco estudos na área de eletroquímica, foram apresentados para a comitiva pelo coordenador de negócios do Sistema Fiep, Antoine Moreau. O grupo também conheceu o perfil econômico do estado, apresentado pelo economista da Fiep, Roberto Zurcher.

Com informações da Agência Fiep

Paraná estreita relações comerciais com a CroáciaSincabima oferece materiais de pesquisa a associados