SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Paraná estreita relações comerciais com a Croácia

Fiep, ACP e Câmara de Economia da Croácia assinaram no dia 11 de outubro um protocolo de cooperação para fomentar negócios entre o Paraná e o país europeu. Presidente do Sincabima e vice-presidente da Fiep, Rommel Barion esteve presente no evento

clique para ampliar>clique para ampliarRommel Barion, Drago Stambuk e Edson José Ramon assinam o protocolo de intenções entre o Paraná e a Croácia (Foto:Gelson Bampi)

Para aumentar as relações comerciais e fomentar os negócios entre empresas do Paraná e da Croácia, a Fiep, ACP e Câmara de Economia da Croácia firmaram no dia 11 de outubro, em Curitiba, um protocolo de cooperação internacional.

O documento foi assinado pelo vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais da entidade, Rommel Barion, o presidente da ACP, Edson José Ramon, e o embaixador da Croácia no Brasil, Drago Stambuk. O evento foi realizado na sede da ACP, com a presença de empresários e autoridades locais.

A parceria formalizada é resultado de uma viagem realizada por uma comitiva paranaense, formada por lideranças da Fiep, Governo, ACP e empresários, que visitou diversos países europeus em maio deste ano, entre eles, a Croácia. “Este é o primeiro passo para fomentar os negócios entre empresas paranaenses e croatas e o grande desafio é fazermos essa parceria acontecer efetivamente”, disse o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, também é presidente do Sincabima.

Barion destaca que a entidade já possui dez acordos de cooperação internacional com outros países, entre eles, os EUA, a China e Itália e que vem proporcionando resultados para empresários paranaenses. “A Fiep, junto com a ACP, está comprometida em fomentar os negócios entre as partes e trazer investimentos para o Paraná, além de levar mais empresários para a Croácia, país que possui muitas oportunidades”, disse.

Segundo o presidente da ACP, Edson José Ramon, a comitiva que viajou para a Croácia foi bem recebida no país. “Conhecemos um povo alegre, hospitaleiro e entusiasmado. Fomos recebidos por profissionais, indústrias, câmara de comércio e ministérios e hoje estamos colhendo o primeiro fruto dessa viagem que realizamos”. Ramon destacou que o próximo passo é realizar ações efetivas que tragam desenvolvimento para o Paraná e para a Croácia, com investimentos e estímulo do comércio entre as partes.

O embaixador da Croácia, Drago Stambuk, destacou que mesmo sendo pequeno em território, o país tem como característica a inovação. “Somos um país inovador e temos buscado avanços neste sentido”, disse, destacando que é possível realizar grandes parcerias com o Paraná. Ele acrescentou ainda que a Croácia é um país com belas paisagens naturais e está aberta para relações comerciais e novos negócios com empresários paranaenses.

O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, que representou o governador Beto Richa durante o evento, disse que o Paraná vive um bom momento em relação à atração de indústrias e que a parceria é mais uma importante iniciativa para fomentar os negócios. “Devemos chegar próximo dos R$ 26 bilhões em investimentos no Estado”, revelou.

Também participaram do evento o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardison Naim Akel, o cônsul honorário indicado da Croácia, Armando Nasser, o vice-presidente da ACP, Sinval Zaidan Lobato Machado, entre outras autoridades e empresários paranaenses.

Com informações da Agência Fiep

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosFiep recebe comitiva de empresários da Bélgica