SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Inovação rende prêmios para a Carobhouse

Empresa curitibana foi premiada, em 2013, pelo jornal Estadão e pela Agência Brasileira da Inovação. Carobhouse também celebra um aumento de 70% em seu faturamento, em relação a 2012

clique para ampliar>clique para ampliarCarmine Giunti, fundador da Carobhouse, recebeu o II Prêmio Estadão PME  (Foto: Divulgação)

O ano de 2013 foi repleto de conquistas para a Carobhouse.  Em outubro, a empresa foi premiada pela Agência Brasileira da Inovação – Finep, na segunda colocação da categoria Inventor Inovador, e em julho venceu o  II Prêmio Estadão PME, na categoria Negócios Inovadores. Além disso, a marca também foi escolhida para fornecer produtos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio.

Toda essa visibilidade estimulou ainda mais as vendas de seus doces, feitos à base de alfarroba. Única no Brasil a atuar nesse segmento, a empresa faturou esse ano 70% a mais do que em 2012, estima a diretora executiva Eloisa Helena Orlandi.

“Hoje atingimos o limite da nossa produção, mas em dezembro vamos terminar a ampliação da nossa fábrica em Campina Grande do Sul. Assim esperamos obter um crescimento de no mínimo 50% em 2014”, afirma Eloisa.

Com a ampliação da fábrica, que atingirá 840 metros quadrados, o número de funcionários deve passar de 25 para 100.

Alternativa para o chocolate
Fundada em 2006, pelo empresário Carmine Giunti, a Carobhouse foi criada com o objetivo de oferecer um doce para quem gosta, mas não pode consumir chocolate. Porém, com o passar do tempo, a empresa tem conquistado tanto um público com restrições alimentares, quanto pessoas que podem consumir cacau, mas escolhem a alfarroba.

“Nosso produto é funcional, não contém açúcar, nem glúten, lactose ou cafeína, e por isso é recomendado por médicos e nutricionistas. Mas não é um remédio. É um doce que muitas pessoas gostam e não exclui ninguém. Por isso vendemos tão bem, em todo o Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste.”

Apesar da cor e da textura de seus produtos lembrarem a do chocolate, a Carobhouse não procura caracterizá-los como tal. “Deixamos que o consumidor identifique esse paladar novo”.

Popular em países da Europa e da América do Norte, a alfarroba ainda é pouco conhecida no Brasil. Por isso, a empresa pretende continuar investindo fortemente na divulgação de seus doces, especialmente entre formadores de opinião.

Saiba mais sobre a alfarroba
A alfarroba é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem, que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico.

Mensagem do presidenteLiderança foi o tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos