Rua General Teodorico Guimarães, 303, bairro Fanny
Curitiba/PR
Telefone: 41 3569-5692
O consumo de bombons e chocolates na época da Páscoa irá beneficiar o setor. O esperado é que neste período esses itens movimentem o equivalente a R$ 4,4 bilhões no mercado nacional, segundo estudo da IPC Maps 2013. Os indicadores apontam que o país terá gastos da ordem de R$ 30 bilhões na compra de doces em geral ao longo do ano, sendo R$ 9 bilhões somente no consumo de chocolates e derivados. Em 2012, os gastos da categoria foram da ordem de R$ 27 bilhões em relação aos R$ 8,2 bilhões somente com chocolates e derivados.
“Esse ano temos uma previsão de crescimento em vendas de 5%, o que irá refletir positivamente para o setor”, afirma o presidente do Sincabima, e vice-presidente da Fiep, Rommel Barion. Segundo ele, a Páscoa é a época do ano com maior volume de vendas para o segmento. “Por ser uma festa religiosa, as pessoas acabam presenteando seus familiares e amigos. E as indústrias estão preparadas para essa época”, ressalta.
Na Páscoa, o consumo de bombons e chocolates ganha contornos mais expressivos em todas as camadas, mas segundo o diretor da IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, a classe B será responsável pela maior parte do valor correspondendo a R$ 1,91 bilhão, o que equivale a 43,1% do mercado sazonal de chocolates e bombons, em 2013. Em 2012, a classe C foi a que mais consumiu.
Em segundo lugar em 2013 está a classe C, que deverá responder por 39,3% desse mercado, que equivale a R$ 1,74 bilhão. Já a classe A, por sua vez, garantirá o consumo equivalente a R$ 457,2 milhões, correspondendo a 10,3% do potencial de consumo de chocolates e bombons, na Páscoa.