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O segmento de massas alimentícias registrou crescimento de 2% no faturamento de 2012 comparado ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 6,22 bilhões, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O crescimento foi impulsionado principalmente pelas categorias de massas instantâneas (4%) e frescas (2%) com faturamento de R$ 1,9 bilhão e R$ 548 milhões, respectivamente.
O Brasil é o terceiro consumidor mundial de macarrão com 1,190 milhão de toneladas, atrás dos Estados Unidos e Itália em primeiro. O consumo per capita brasileiro em 2012 foi de 6,1 kg, o que coloca o país na 17ª posição no ranking mundial neste quesito.
De acordo com o presidente da Abima, Cláudio Zanão, o aumento de faturamento registrado em 2012 é reflexo da variação cambial no preço do trigo, insumo que é a matéria prima principal do macarrão. “No ano passado, a farinha de trigo subiu cerca de 40% o que refletiu principalmente na variação cambial. Os fabricantes de massa, neste período, elevaram seus preços entre 15% e 18% para o varejo”, afirma.
A Abima não faz estimativas sobre alta do preço das massas para 2012, no entanto, seus fabricantes enfrentarão neste ano uma escassez na oferta de trigo no Mercosul, que poderá leva-los a comprar a matéria prima no hemisfério norte no segundo semestre.