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O setor de massas alimentícias registrou crescimento de 2% no faturamento de 2012 com relação
a 2011, atingindo R$ 6,22 bilhões. O crescimento foi impulsionado principalmente pelas categorias de massas
instantâneas (4%) e frescas (2%) com faturamentos de R$ 1,9 bilhão e R$ 548 milhões, respectivamente.
Os
números foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias
(Abima), em parceria com a consultoria Nielsen.
Nos últimos seis anos (a divulgação
dos dados teve início em 2007) o faturamento do setor cresceu 21,5% segundo a pesquisa. Nesse período, o segmento
de massas frescas foi o que mais cresceu (49,87%), seguido por massas instantâneas, com 35%.
O
Brasil é o terceiro consumidor mundial de macarrão com 1,190 milhão de toneladas, atrás dos Estados
Unidos e Itália em primeiro. O consumo per capta em 2012 foi de 6,1 kg, nos deixando na
17ª colocação mundial, demonstrando o quanto podemos crescer para alcançar a Venezuela por ex.,
2º per capita mundial com 12,8 Kg.
Segundo Claudio Zanão, presidente da Abima, os dados remetem
a uma estabilidade no setor de massas alimentícias e refletem o baixo desempenho da economia brasileira no último
ano.