SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Fiep lança Câmara Técnica do Trigo

Primeira reunião da Câmara contou com o lançamento da pesquisa Panorama Industrial do Trigo

Pensando no fortalecimento da indústria a Fiep criou a Câmara Técnica Trigo Mais Paraná, que teve sua primeira reunião realizada no dia 22 de junho. Participam entidades empresariais, de financiamento à produção e representativas de classe, além de outros integrantes da cadeia do trigo, como os produtores rurais.

O objetivo é tornar a Câmara uma plataforma institucional de estrutura horizontal, onde todos participam em defesa dos interesses do setor. A coordenação está a cargo da Fiep e do Sinditrigo, presidido por Marcelo Vosnika que destacou a necessidade do setor se organizar para ter mais diálogo.

"Se unidos já é difícil, desunidos fica impossível", disse o presidente da Federação, Edson Campagnolo. "Nosso objetivo é estabelecer prioridades para pleitear políticas apropriadas para o trigo", completou.

Durante o primeiro encontro, a Câmara Técnica elencou os principais temas a serem trabalhados logo de início: qualidade do trigo e nova classificação do cereal, produção de trigo no Paraná X moagem industrial e estímulo à produção de trigo.

Panorama Industrial - Durante a reunião da Câmara, a Fiep aproveitou para lançar a pesquisa Panorama Industrial do Trigo. O trabalho inédito, que deu origem a Câmara Técnica, teve seu pontapé inicial com o mapeamento de todos os moinhos da cadeia produtiva no Estado.

Com o trabalho, a entidade pode conferir que existem 72 moinhos no Paraná, líder na produção de farinha. Durante o processo foi possível verificar ainda a falta de planejamento dos moinhos para a realização de investimentos e foram identificados novos mercados consumidores.

Sincabima oferece integração entre funcionáriosFórum setorial do Trigo estabelece prioridades