SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Brasileiros vão comprar mais ovos de chocolate

Levantamento aponta que consumidores das classes B e C serão os maiores responsáveis pelo aumento das vendas

O aumento de preço nos itens da Páscoa não vai desencorajar o brasileiro de celebrar a data religiosa com tudo que tem direito. É o que aponta pesquisa realizada pelo IPC Maps, que mede o Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros. Segundo os dados, os consumidores devem gastar 5,26% a mais em chocolates e bombons. Já os preços dos produtos devem aumentar 11,1%, conforme projeção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Um dos melhores termômetros para avaliar o aumento do consumo de chocolate no Brasil, sem dúvida, é a Páscoa. O levantamento do IPC Maps confirma que os gastos com ovos de Páscoa devem ficar em torno de R$ 2 bilhões neste ano. O valor representa R$ 100 mil a mais nas vendas desse segmento comparado ao ano passado. Os brasileiros responsáveis pelo aumento são os da classe C, B e, por último, a classe A.

Segundo sondagem encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso o gasto médio com o comércio especializado em produtos de Páscoa, especialmente ovos de chocolate, será de R$ 106,68 por pessoa. A pesquisa aponta que 65% dos consumidores planejam comprar até três ou mais ovos. Ao longo de 2012, a previsão de gastos com chocolates e derivados é de R$ 5,6 bilhões.

Mais caro - Nem o aumento de preços desestimulou o consumidor, que deve comprar 11,1% a mais neste ano, segundo pesquisa divulgada pela Abras. A Páscoa é considerada a segunda melhor data de vendas para os supermercadistas, atrás apenas do Natal.

Conforme o levantamento, 85% das empresas projetam vendas superiores às apuradas no mesmo período em 2011, enquanto para os 15% restantes o resultado ficará no mesmo patamar. Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto a fornecedores, com destaque para bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%) e ovos de Páscoa (9,4%).

Sincabima vai integrar Casa da Indústria de CascavelEncontro reúne lideranças dos segmentos de massas, biscoitos e pães