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Chocolate belga chega ao modelo porta a porta

31 de outubro de 2011

Paulistana Premium Chocolates nasce no rastro do crescimento das vendas diretas e do modelo que resultou na Cacau Show

Françoise Terzian

Vender chocolate belga no modelo porta a porta é um negócio que levou dois ex-prestadores de serviços da Cacau Show, a maior rede de chocolates do país com mais de mil lojas e R$ 1 bilhão de faturamento, a comercializar R$ 1 milhão no primeiro ano de criação da Premium Chocolates. A nova empresa de São Paulo criou um modelo de negócios sem fábrica nem lojas. É baseado em produção terceirizada e conta com um único fornecedor belga que a abastece com todas as matérias primas. Sua força de vendas é composta por mil consultoras que trabalham também com catálogos da Natura e da Avon.

A partir do próximo ano, o negócio em operação em São Paulo deve desembarcar no Rio de Janeiro e em Fortaleza, capitais onde a empresa acaba de selecionar dois distribuidores. No final de 2012, a meta é dobrar o volume de vendas e chegar a R$ 2 milhões de faturamento.

"Cosméticos todo mundo vende no porta a porta. Chocolate não. Há um potencial enorme para comercializarmos tabletes, bombons, ovos, entre outros produtos à base de chocolate a partir de catálogo", afirma Thais Maria Tavares, sócia-fundadora da Premium Chocolates e profissional com 25 anos de atuação em vendas diretas.

Ela chegou a atuar como promotora de vendas da Cacau Show no surgimento da empresa, que teve seu início a partir de catálogos. "Eles só saíram do porta a porta porque os franqueados com lojas começaram a se sentir incomodados pela concorrência", conta Thais.

Há um ano, Thais se juntou ao amigo Marcos Coutinho, que trabalhava em uma agência de publicidade que atendia a Cacau Show e os dois fundaram a empresa. O investimento inicial foi de R$ 300 mil e o diferencial encontrado na época foi trabalhar com cacau de qualidade. Isso os levou a comprar produtos da Puratos, grupo belga com filial no Brasil que é forte globalmente em panificação, confeitaria e chocolateria para hotéis e confeitarias. Uma de suas marcas mais famosas é a de chocolates belgas Belcolade.

Antioxidante

Com um catálogo com mais de 100 produtos, como barras de chocolate e kits com bichos de pelúcia, a Premium Chocolates trabalha com o cacau capixaba de Linhares (ES), que resultou no novo chocolate nacional da Puratos chamado Chocolanté, e também com o belga Belcolade. "Na Páscoa, muita gente da classe C preferiu pagar mais caro por um ovo belga a um brasileiro. Muita gente tem o desejo de experimentar um chocolate belga, mas nem sempre tem coragem ou dinheiro para entrar numa loja como a da Chocolat du Jour", conta o sócio Coutinho.

Um lançamento que deve ajudar a alcançar esta meta, além da entrada em novas praças, é a caixa de chocolates Oxanti, feita a partir de um cacau do Equador com alta concentração de antioxidantes. A embalagem com 28 bombons para serem consumidos durante quatro semanas promete combater os radicais livres. A Puratos garante comprovação científica. "Há um furor em torno do produto", diz Coutinho, que o apresentou às revendedoras na semana passada.

Os preços praticados pela Premium Chocolates são próximos aos da Cacau Show. Para atrair o consumidor, Thais explica que é obrigatório trabalhar com catálogos bem elaborados, embalagens atraentes e renovação do catálogo quatro vezes ao ano.

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"Cosméticos, todo mundo vende via catálogo. Chocolate, não. Há um grande potencial, principalmente quando a vendedora chega com o produto"

Marcos Coutinho

Sócio-diretor da Premium Chocolates

 

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