SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Sua excelência, o bolo

30 de setembro de 2011

Novos confeiteiros do Distrito Federal investem no cake design, especialidade que concilia o sabor à estética

São muitas as festividades onde o personagem principal da mesa é feito de açúcar e adquire várias formas e estaturas. O bolo, existente desde o antigo Egito, é um convidado que não pode faltar. Ele, que sempre ocupou lugar de destaque nos eventos, foi diferenciado do pão durante o Renascimento, no século 16. Na vida moderna, ganhou tanta importância, que o cake design tornou-se uma arte com direito a competições e congressos internacionais. No Distrito Federal, os produtos recebem novas assinaturas.

A vida de Daniela Carvalho, dona da loja Doce Talento, no Sudoeste, sempre foi dedicada à beleza das cores e das formas, fatores imprescindíveis para a confeitaria de alto padrão. Há nove anos, deixou o artesanato de biscuit em cerâmica para decorar bolos, uma mudança que lhe rendeu a medalha de ouro na categoria infantil - a especialidade dela, apesar de fazer confeitos para todas as ocasiões -, em 2009, no MS Trophy"s, o maior evento de confeitaria do mundo, sediado na Inglaterra. "Coloco muita perfeição no meu trabalho, dou atenção aos pequenos detalhes", conta ela. Acho que isso justifica o reconhecimento."

Os diversos cursos que Daniela fez serviram para que ela utilize somente ingredientes especiais e importados nos produtos, que têm lista de espera de até um mês para a confecção. "Faço um atendimento personalizado e possuo clientes fiéis, que só são atendidos por mim", reforça ela, cujo quilo do decorado custa, em média, R$ 85. Entre os destaques, está o branco recheado de nozes, de textura leve e pouco adocicada. A confeitaria de Daniela também aluga mesas decorativas e trabalha com uma linha especial de doces para eventos, além de fornecer minicursos para crianças.

A jovem Juliana Inglês foi à Europa para aprimorar o trabalho que começou a fazer aos 15 anos. Quando era estudante, vendia chocolates na escola para conseguir uma fonte de renda e poder se divertir. Aos 27, dedica-se inteiramente às encomendas, que podem ser entregues em até três dias ou em até seis horas, dependendo do produto, o que inclui uma variedade de doces. Ela trouxe com exclusividade para Brasília o chocolate francês Valrhona, o que dá um gostinho todo especial ao carro-chefe da casa, o bolo de brigadeiro. "Trabalho com matéria-prima importada e faço cursos todos os anos com técnicas internacionais", justifica ela, cujo enfoque privilegia o público infantil. O preço inicial por quilo é de R$ 100, com uma encomenda mínima de 2kg.

A criação para casamentos é a linha temática de Marina Lúcia Dourado da Conceição, 64 anos. Com duas décadas de confeitaria, a professora aposentada esteve algumas vezes no Canadá e nos Estados Unidos para especializações. A empresa Marina Bolos, com pronta-entrega para festas, tem lojas em Taguatinga, Lago Sul e Asa Norte. "Existe um bolo muito famoso nas minhas lojas, o Vanessa, nome da minha filha, que é de chocolate", conta. O tipo artístico custa a partir de R$ 70 o quilo, e as tortas mais simples, de R$ 40.

O imposto da gorduraBarion promove workshop voltado para liderança