SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Conheça o segredo da produção do chocolate mais famoso do mundo

13 de julho de 2011

Na culinária do Suíça também se destacam o churrasco de salsicha e a cerveja, influências alemã, e a pizza, influência italiana.

Na terra do chocolate, o cacau é estrangeiro. A Suíça não tem um pezinho da fruta, que é comprada no Brasil, Venezuela, Equador... E, com o cacau dos outros, eles fazem o chocolate mais famoso do mundo. Um chef de cozinha explica que na receita entram o leite suíço e técnicas especiais de produção. O segredo está na compra de ingredientes de alta qualidade, usados com muito cuidado. Alguns produtores chegam a demorar até três dias para conseguir o melhor chocolate.

O clima da Suíça pode não ser propício ao cacau, mas com outras culturas a terra é generosa. A uva merlot, por exemplo, não é nativa da região. Foi trazida da América do Sul, mas encontrou condições ideais no Ticino, a parte italiana da Suíça.

O vinho merlot é o preferido nas cantinas e restaurantes desta região da Suíça. Por lá, também se come pizza à moda do país vizinho. É uma pizza italiana aqui. Eles gostam da tradicional marguerita ou de presunto. Se tento colocar salsicha e ingredientes da Suíça, eles não gostam muito, explica Rafael Delaringa, pizzaiolo brasileiro que vive no país.

E a Suíça, assim como a Itália, também tem as suas "mamas", que falam alto, gesticulam e mandam bem na cozinha. Dona Marialuce, por exemplo, tempera o leite coalhado e enche as prateleiras com o queijo caseiro, chamado zincarlin.

No local onde o queijo é armazenado faz frio, por volta de 13ºC, 14ºC. Essa temperatura, fundamental para maturação do queijo, é mantida com furos na parede, que trazem o ar das cavernas da montanha que fica logo atrás.

O zincarlin foi desenvolvido por agricultores que queriam conservar o queijo por mais tempo, enquanto não conseguiam vendê-lo. Pra ela, a paixão italiana e suíça pelo queijo pode ser resumida numa frase: qualquer refeição só termina com um pedacinho de queijo na boca.

A Suíça que fala alemão é a maior, a mais populosa e, assim como os alemães, esses suíços gostam de beber cerveja. Uma cervejaria abastece boa parte do estado onde fica Berna, a capital da Suíça. A produção é de quatro milhões e meio de litros por ano. O responsável diz que, apesar da influência, a cerveja suíça é diferente da alemã: é mais suave.

Um suíço acha que cerveja vai bem com churrasco. E churrasco, por lá, costuma ser de salsicha, que parece a alemã, só que é um pouco mais firme. Para uma jovem em plena despedida de solteira, não importa o acompanhamento: a cerveja suíça a deixa mais saudável e feliz.

Indústria mantém liminar contra AnvisaBrasil participa de feira de alimentos nos EUA