SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

SIMP realiza Feira Internacional da Mandioca

Evento realizado de 22 a 24 de novembro reuniu cerca de 4 mil pessoas

clique para ampliarclique para ampliarFiman 2016 aconteceu em novembro, em Paranavaí (Foto: SIMP)

Paranavaí sediou a primeira Feira Internacional da Mandioca (Fiman), entre os dias 22 e 24 de novembro. O evento, que teve como objetivo despertar produtores e industriais para a necessidade de encontrar equilíbrio nas relações comerciais entre ambos, reuniu cerca de 4 mil pessoas. A feira foi uma realização do SIMP com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), Sistema Fiep, Prefeitura de Paranavaí, Centro Tecnológico da Mandioca (CETEM), Sebrae, Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e Sindicato Rural de Paranavaí.

Para o presidente do SIMP, João Eduardo Pasquini, a Fiman atendeu as expectativas. "Foi um evento bastante positivo. Tivemos a presença de mais de 16 países com comitivas, além de diversos expositores e fabricantes", analisa. Na avaliação dele, o evento foi um marco para o setor e para Paranavaí. "As empresas que não participaram dessa edição, por receio, viram como foi. Acreditamos que a próxima feira, daqui dois anos, tenha muito mais participação", assinala.

Segundo o presidente da Fiman, o industrial Maurício Gehlen, a presença das delegações estrangeiras foi uma demonstração que o mundo quer comprar a fécula brasileira, que tem melhor qualidade do que outros países produtores. Ele sustenta que, se o mercado brasileiro de fécula de mandioca mantiver estabilidade de preços, “não há dúvidas” de que os importadores de fécula darão preferência para o Brasil. “A Europa, os Estados Unidos, a África e outros países querem comprar a nossa fécula para as mais diversas aplicações”, diz.

A Fiman contou com palestras, rodadas de negócios e visitas técnicas a empresas que atuam com mandioca na região. Entre os parceiros presentes, estava o Sesi, com o Sesi Cozinha Brasil e o veículo do programa Cuide-se +. No Sesi Cozinha Brasil, foram disponibilizados cursos de culinária com receitas que usam mandioca. Já no Cuide-se +, exames de mamografia, câncer de próstata e diagnóstico de câncer de pele.

Com informações da assessoria de imprensa da Fiman.

SIMP conclui negociação coletiva com trabalhadoresComercialização da mandioca continua em ritmo lento