SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Embrapa lança variedade de mandioca para a indústria em evento em Nova Londrina

Desde 2007, a Embrapa avalia novos clones de mandioca - mais de dois mil - nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo

clique para ampliarclique para ampliarClone BRS CS 01 é superior e vai elevar produtividade dos mandiocultores e da indústria (Foto: Divulgaçao/Embrapa)

Durante o 10º Encontro de Mandiocultores, realizado no início de julho, em Nova Londrina, no norte do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou uma nova variedade de mandioca para a indústria. O encontro foi promovido pela Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense (Copagra), em parceria com a Embrapa.

A demanda do setor produtivo do centro-sul do país por novas variedades com alta produtividade, elevado teor de amido e resistência às principais doenças é grande. Os problemas relacionados a pragas diminuem a produtividade, prejudicando o rendimento das indústrias e reduzindo o lucro dos agricultores. É na região centro-sul que estão concentradas as indústrias, responsáveis por cerca de 80% da produção brasileira de fécula de mandioca.

Desde 2007, a Embrapa analisa novos clones de mandioca - mais de dois mil – no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, em campos experimentais de instituições parceiras. A pesquisa resultou na seleção do clone BRS CS 01, registrado em fevereiro de 2016 no Registro Nacional de Cultivares (RNC). O clone é resultado dos cruzamentos das melhores variedades do Nordeste com as espécies mais utilizadas na região centro-sul. Os cruzamentos foram levados para a Embrapa Agropecuária Oeste, no Mato Grosso do Sul, sendo avaliadas por três anos agrícolas em comparação com as quatro variedades mais plantadas nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Também houve avaliações em áreas de parceiros nos municípios paranaenses de Paranavaí, Nova Londrina e Marechal Cândido Rondon e em Naviraí, também no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Embrapa, há outros clones promissores para indústria em processo de avaliação. Esse trabalho conta também com experimentos na área da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Entre Rios do Oeste, no Paraná.

Clone

Nas avaliações dos pesquisadores, a BRS CS 01 apresentou boa cobertura de solo em relação às variedades mais usadas, permitindo conduzir a lavoura com menos capinas, o que implica na redução de custos. A espécie possui ainda bom porte, característica importante para o plantio mecanizado. Em relação às principais doenças (superalongamento, bacteriose e antracnose), a reação da BRS CS 01 foi similar à das espécies atuais.

O grande diferencial ficou por conta das características relacionadas à produtividade. No primeiro ciclo (colheita aos dez meses), a produtividade de raízes foi pelo menos 31% maior que a das variedades atualmente plantadas; e no segundo ciclo (colheita aos 18 meses), o aumento registrado girou em torno de 93%.

A superioridade da BRS CS 01 nos dois ciclos indica que esse clone alia a precocidade, que lhe permite ser colhido com um ciclo, à capacidade de aumentar significativamente a produtividade no segundo ciclo. A precocidade é uma das características mais destacadas pelos parceiros.

Em relação à produtividade de matéria seca, cujo principal componente é o amido, a apresentada pela BRS CS 01 foi quase 50% maior no primeiro ciclo em relação às variedades mais plantadas atualmente e, no segundo, chegou a valores maiores que 100%. Isso proporciona retorno mais rápido do investimento feito na implantação da lavoura e ganhos de valor junto à indústria.

Multiplicação

Cinco grandes parceiros da Embrapa nas pesquisas realizadas na região se mostraram interessados em atuar como multiplicadores da variedade e estão sendo cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Mapa. São eles: Copagra (Nova Londrina, PR), Atimop (Marechal Cândido Rondon, PR), Tereos - Syral (Palmital, SP), Podium Alimentos (Tamboara, PR) e Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense - Copasul (Naviraí, MS).

Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa

Plano Estadual de Infraestrutura e Transportes pontua obras importantes até 2035Preço médio da mandioca sobe quase 18% em junho, segundo Cepea