SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Ações do SIMP buscam defesa do setor em ano conturbado

Durante diversos momentos difíceis vividos em 2015, o sindicato buscou se posicionar e proteger os interesses do setor produtivo, atuando em favor das indústrias e da sociedade

clique para ampliarIndustriais realizam reunião semanal para discutir cenário econômico e mercado. (Foto: Reprodução)

Este ano de 2015 que está terminando foi bastante conturbado. Diante de dificuldades que vão desde a instabilidade política e econômica até fatores conjunturais que derrubaram o preço da mandioca, o SIMP buscou atuar na defesa dos interesses dos industriais e da sociedade. Confira a seguir algumas ações promovidas pelo sindicato:

Acompanhamento do mercado

Semanalmente o sindicato realizou durante todo o ano de 2015 reuniões para avaliar a situação do mercado, preços e estratégias para fortalecer a competitividade das indústrias. A instituição estuda agora a criação de um Fórum Permanente para discutir saídas para as quedas bruscas e oscilações no preço da mandioca.

Busca de alternativas

O sindicato buscou também estudar e oferecer alternativas para as indústrias como a exportação e inovação no uso dos produtos do setor como insumo para outras cadeias produtivas.

Articulação política

A atuação do sindicato, junto à entidades representativas como a Fiep, foi essencial para a resolução de problemas como a crise que envolveu a logística e provocou paralisação de caminhoneiros, a busca pelas compras diretas do Governo Federal (AGF), que trouxeram alívio para o setor, e defesa de mudanças na legislação, como o uso de fécula na elaboração de determinados produtos que ainda está em tramitação no Congresso. O sindicato também acompanhou e vem se posicionando frente aos constantes aumentos no custo da energia elétrica e a implantação da NR-12, discutindo alternativas para o setor.

Qualificação e desenvolvimento

Além de cursos de qualificação locais, o SIMP apoiou ainda a realização do 16º Congresso Brasileiro da Mandioca em Foz do Iguaçu e está organizando a primeira edição da Fimam – Feira Internacional da Mandioca que irá ocorrer em Paranavaí no próximo ano. 

Logística Reversa

O setor ampliou ainda as ações para a consolidação das atividades de logística reversa no setor, buscando atender a legislação e proteger o meio ambiente.

Negociação salarial

Neste ano foi necessária uma intensa negociação salarial. O processo foi complexo, diante de um cenário econômico instável e desfavorável às indústrias e frente ao desejo de manter postos de trabalho para a retomada que ocorrerá eventualmente.

Cartão Viva+ estende benefícios aos trabalhadores da indústriaUm 2016 repleto de oportunidades e realizações