SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Feira Internacional da Mandioca 2016 terá foco em negócios

Primeira edição do evento pretende atrair investidores e compradores estrangeiros para fortalecer produto brasileiro no mercado externo

clique para ampliarEquipe reunida para programar a realização da Fiman, que ocorrerá em 2016 (Foto: Divulgação)

A primeira edição da Feira Internacional da Mandioca (Fiman) deverá atrair investidores e compradores estrangeiros, com o objetivo de fortalecer o produto no mercado externo. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 22 e 24 de novembro de 2016, em Paranavaí, e será organizado pelo Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP).

De acordo com o coordenador regional da Fiep em Paranavaí, Maurício Gehlen, que também é responsável pela organização do evento, a ideia principal do evento inédito é mostrar ao mundo a potencialidade da cultura. “O Paraná é o segundo maior produtor de mandioca do país e produz 70% de toda a fécula produzida no Brasil. Queremos mostrar toda essa capacidade e potencialidades do produto ao mundo”, explicou.

Diferentemente do que ocorre com o Congresso Brasileiro de Mandioca - que tem escopo mais acadêmico e é realizado nos anos pares - a Feira terá foco total em negócios e contará com expositores de fornecedores da cadeia. “Esperamos ao menos 100 expositores, de máquinas e equipamentos que vão desde o preparo do solo, plantio e arranquio até as transformações industriais e o produto acabado. Ou seja, o evento irá abranger a cadeia produtiva em sua totalidade”, afirmou Gehlen.

Outro objetivo do evento é promover o contato comercial entre importadores e industriais brasileiros. “As exportações dos produtos brasileiros estão aumentando lenta e gradativamente e queremos contribuir para esse movimento. Os custos dos países produtores concorrentes, como a Tailândia, estão subindo, enquanto no Brasil temos queda nos valores. Por outro lado, a valorização do dólar também beneficia a exportação. Estamos aproveitando o bom momento para abrir novos mercados”, explicou.

Plano Agrícola aumenta recursos, mas amplia jurosMistura de mandioca à farinha de trigo pode ser alternativa para indústria de massas