SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Queda nos preços da raiz promove clima de tensão no setor

Nas últimas semanas, produtores chegaram a suspender o fornecimento da matéria-prima

clique para ampliarCom colheita em ritmo acelerado, preços da raiz permanecem em queda. (Foto: Reprodução)

O aumento da oferta da raiz de mandioca acabou ocasionando no Paraná uma queda natural dos preços da matéria-prima. Em função desta situação, muitos produtores alegaram que estavam registrando prejuízo e resolveram paralisar o fornecimento para as indústrias da região.

Após diversas reuniões, produtores e industriais fecharam um acordo estipulando um preço mínimo recomendado de R$ 0,35 por grama de teor de amido. Apesar disto, os agricultores ainda alegam que diversas indústrias não estariam cumprindo o acordo e ameaçam novas paralisações.

Membro da diretoria do SIMP, João Eduardo Pasquini explica que o sindicato tem atuado para recomendar o cumprimento do acordo pelas indústrias, mas não dispõe de meios legais para estabelecer esse tipo de obrigação. “Nós entendemos a situação dos produtores e estamos trabalhando para garantir o fornecimento para as indústrias. Mas, é preciso considerar que a indústria opera com uma margem de lucro bastante pequena e que não há como pagar um preço maior pela raiz”, disse. Pasquini descartou também que houvesse um acordo para o aumento gradativo do valor pago pela raiz. “Não fizemos nenhum acordo neste sentido, pois já sabíamos que estávamos oferecendo o maior valor possível”, afirmou.

Segundo ele, a situação enfrentada de forma geral pelo segmento é preocupante. “Temos buscado como saída as exportações, que já estão iniciando em função do dólar mais alto, mas ainda é um processo em fase inicial”, explicou. No segmento, os principais mercados compradores no exterior são os Estados Unidos, a Europa e a África do Sul.

Para Pasquini, é preciso calma e negociação para que industriais e produtores possam enfrentar juntos a situação. “Precisamos trabalhar em conjunto. Felizmente, estamos em uma época na qual o teor de amido da raiz está um pouco maior, o que traz alívio ao produtor, que é nosso parceiro comercial. Nosso interesse é de que o mercado seja bom para todo mundo”, concluiu.

Oferta alta

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) - que acompanha o setor, os trabalhos de colheita de mandioca continuaram intensos nos últimos dias em razão da necessidade dos agricultores de liberação de áreas ou de “fazer caixa”. Neste cenário, os pesquisadores avaliam que a tendência é de que a oferta permaneça alta para as indústrias e os preços da raiz continuarem em queda.

Já no mercado de fécula de mandioca prevaleceu a baixa liquidez em razão da ausência de compradores por conta do feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A comercialização de farinha também seguiu em ritmo lento, como resultado dos elevados estoques no atacado.

Presidente do SIMP participa de encontro sobre Logística ReversaCertificação de Origem garante procedência dos produtos paranaenses