SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Indústrias paranaenses de alimentos terão selo para atestar qualidade na produção

Novo edital do projeto, desenvolvido pela Fiep e Sebrae/PR, com apoio do Tecpar, foi lançado em 18 de março

clique para ampliarSelo irá atestar qualidade no processo produtivo e gestão da indústria paranaense de alimentos. (Foto: Reprodução)

A Fiep e o Sebrae/PR lançaram o “Selo Alimentos Paraná”, reconhecimento que atesta a qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para as indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas paranaenses. O projeto conta com apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e deve atender mais de 130 empresas até o final deste ano.

As 22 empresas que participaram da primeira etapa do projeto já obtiveram o reconhecimento por meio de um atestado, entregue oficialmente em 12 de março, que concede o direito ao uso do selo em seus rótulos e materiais de divulgação. Essas empresas, após consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias realizadas pelo Tecpar, atenderam exigências previstas em leis relacionadas a produtos e processos, bem como melhoraram a gestão empresarial seguindo critérios estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Um novo edital para a seleção de outras 110 empresas - que deverão ser atendidas em 2015 - foi lançado no dia 18 de março.

“Este selo certamente vai abrir portas paras as empresas”, afirmou Edson Campagnolo, que acumula a presidência da Fiep e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. “Temos visto muitas notícias ruins em nosso país, especialmente nas áreas política e econômica, mas com projetos como este estamos trabalhando silenciosamente para superar as dificuldades. Este trabalho, não tenho dúvidas, mudou o perfil dessas empresas, que hoje estão muito mais profissionais”, completou.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, o grande diferencial do projeto é que ele não se restringe apenas à avaliação e melhoria nos produtos das empresas, mas também a sua gestão. “Este selo tem uma diferenciação muito grande porque pensa no futuro, não apenas no presente. Avaliamos a gestão das empresas, mostrando que estamos preocupados com a sobrevivência dessas organizações”, declarou.

Etapas

O programa é dividido em cinco etapas, que abrangem um diagnóstico inicial da empresa em relação aos quesitos de qualidade de processos com base na legislação sanitária vigente. A segunda etapa é marcada pela elaboração do plano de ação corretivo, baseado nestes indicadores, buscando a conformidade, por meio de treinamentos e consultorias.

Na sequência, as empresas podem realizar análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas de produtos, água, manipuladores, equipamentos e utensílios. Após essas análises, há uma nova avaliação por parte do consultor e dos responsáveis da empresa em qualidade e gestão para gerar um novo relatório de indicadores, desta vez, da fase final do projeto.

A quinta etapa é a auditoria, realizada pelo Tecpar, que vai atestar a conformidade de todos os itens analisados nos quesitos qualidade dos processos e gestão empresarial. Essas empresas devem atender 80% ou mais nos processos de qualidade e 50% ou mais em gestão empresarial para conquistarem a certificação. Todo o processo de análise, consultoria, treinamentos e avaliação dura em média de cinco a dez meses.

Mais informações estão disponíveis clicando aqui ou pelo telefone 0800 570 0800.

Com informações da Agência Fiep e Agência Sebrae

Vacina da gripe reduz número de faltas ao trabalhoSecretário de Agricultura pede medidas ao Governo Federal de apoio ao setor produtivo de mandioca